terça-feira, 24 de novembro de 2009

Escolas municipais se preparam para participar da Prova Brasil

De 23 a 30 de novembro, alunos de Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de Blumenau participam da Prova Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe) e pelo Ministério da Educação.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de alunos de 4ª e 8ª séries (5° e 9° anos) das escolas públicas brasileiras e assim obter um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no País.

Em Blumenau, serão avaliados cerca de 5,1 mil alunos de 37 escolas municipais. Os conteúdos, com foco na leitura e interpretação de textos e na resolução de problemas matemáticos, estão distribuídos em 44 e 52 questões para 4ª e 8ª série, respectivamente. O exame será aplicado no horário regular das turmas, com duração total de 2h30 min de avaliação.

Os dados resultantes da Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico.

Em Blumenau, a última avaliação foi realizada em 2007, quando o município obteve média de 4,8 nas séries iniciais e de 4,3 nas séries finais – desempenho acima da média nacional. A meta do Governo Federal é que Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Segundo o secretário-adjunto de Educação de Blumenau, Osmar Matiola, o objetivo da secretaria é antecipar o desempenho para 2011.

Evolução do Ideb nas escolas municipais de Blumenau

2005 – Média Ideb
Séries iniciais 4,4
Séries finais 3,6

2007 - Média Ideb
Séries iniciais 4,8*
Séries finais 4,3**

* Média antecipada prevista apenas para 2009
** Média antecipada prevista apenas para 2013

2011 - Meta da Semed
Séries iniciais 6*
Séries finais 5*

* Objetivo é atingir já em 2011 a meta de 2017

Informações adicionais:
http://portalideb.inep.gov.br

Repórter: Natacha Amaral

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário