segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Prefeitura lança campanha contra a AIDS

Para reforçar a conscientização e a importância da luta contra a AIDS,a Prefeitura de Blumenau inicia, nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, uma campanha contra a doença no município. O objetivo do poder público é levar a todos os cidadãos blumenauenses as orientações adequadas relacionadas a AIDS, tanto na prevenção quanto no tratamento. Para isso, uma equipe do Programa Municipal DST/HIV/AIDS se concentra neste dia, na Praça Dr. Blumenau, no Centro, para entregar a comunidade folders explicativos e detalhados sobre doença.

A distribuição do material informativo e orientações à comunidade, serão realizadas das 8h às 16h. Além disso os profissionais do programa vão realizar a coleta de sangue da população gratuitamente, que será encaminhado para o Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA), para análise. O resultado deve ficar pronto em no máximo 4 dias. O centro atende a população durante toda a semana, na rua Itajaí, 210, Vorstadt, próximo ao Hospital Santo Antônio. A coordenadora do programa DST/HIV/AIDS, Clair Bernadete Bortolotto, lembra que a população pode fazer exame de AIDS no centro, sem qualquer custo. O telefone do CTA é 3326-6753.

Luta – A campanha da Prefeitura de Blumenau tem como foco ainda homenagear o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro. A epidemia mundial da doença está completando 25 anos de história. Blumenau, por exemplo, existem portadores que foram contaminados durante a gestação, e que hoje se aproximam dos 25 anos de idade.

Saiba mais:
HIV: Significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Ele ataca o sistema de defesa, causando AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

AIDS: Ocorre em pessoas que possuem o vírus HIV. A AIDS é um conjunto de sintomas e infecções em seres humanos que resulta no enfraquecimento do sistema imunológico provocado pelo vírus HIV.

DST: Significa Doenças Sexualmente Transmissíveis. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios e são transmitidos por meio de relação sexual.

Repórter: Joni César

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário