sábado, 21 de novembro de 2009

Jasc : Deu Floripa

Capital confirma o título geral por antecipação e quebra hegemonia de Blumenau na competição

CHAPECÓ - A Florianópolis é a grande campeã geral da 49ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que terminam neste sábado, no Oeste do Estado.

A derrota de Blumenau para Concórdia no handebol feminino, por 24 a 21, além dos três pontos do quarto lugar no xadrez masculino, definido por volta das 20h40min de sexta-feira, confirmaram o título da Capital, que já era especulado nos bastidores dos Jogos desde o dia anterior. Assim, caiu uma hegemonia que já durava cinco anos de Blumenau, multicampeã dos Jasc, com 39 conquistas, e que fechou a sexta-feira no terceiro lugar, dois pontos atrás de Joinville (126 a 124).

Porém, no último dia de competições, sábado, é grande a possibilidade de Blumenau confirmar ao menos o vice-campeonato. A última derrota havia ocorrido em 2002, justamente para Florianópolis. Com os 186 pontos que fechou a sexta-feira, somados a no mínimo o quarto lugar no basquete feminino, Florianópolis chegaria a 189 pontos – isso sem contar o triatlo, onde é cotada ao pódio. Blumenau pode chegar a, no máximo, os mesmos 189 pontos. Como o critério de desempate é o número de troféus, Florianópolis não seria alcançada.

Depois de muitos cálculos onde cada ponto era esperado com ansiedade, a delegação da Capital finalmente pôde soltar o grito próximo das 21h de sexta. O superintendente geral da delegação, Édio Pereira, destacou que a soma de pontos em cada modalidade foi decisiva para a conquista, além da liberação dos recursos em dia. Florianópolis competiu com 260 atletas, em 27 modalidades. Pereira confirmou que o prefeito da Capital, Dário Berger, deve ir a Chapecó para acompanhar o encerramento dos Jasc no sábado.

Assim que souberam do resultados, atletas e funcionários gritaram, abraçaram-se e começaram a ligar para amigos e familiares. Depois saíram num micro-ônibus até o centro de Chapecó, para comemorar.

A sexta-feira, que não teve troféus para Blumenau (perdeu a final do handebol feminino para Concórdia), teve festa no Vale. Além do inédito troféu do vôlei de praia feminino de Balneário Camboriú (veja ao lado), Pomerode conquistou o vôlei feminino, batendo Chapecó na final, e Rio do Sul confirmou o favoritismo no xadrez masculino.

No último dia de competição estarão em disputa o futebol (Blumenau faz final com Chapecó), futsal feminino, basquete feminino (Blumenau x Joinville), vôlei masculino (Blumenau x Chapecó), handebol masculino (Blumenau decide o bronze contra Itapema) e o triatlo masculino e feminino. A briga será pelo 2º lugar, e os donos da casa também estão no páreo.

Fonte: clicRBS

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário