A 26ª Oktoberfest de Blumenau, a maior festa alemã das Américas, que ocorreu no período de 1º a 18 de outubro, recebeu 731.934 visitantes, o que representou um crescimento de 23% em relação a 2008, superando a expectativa da organização. Este ano, 2009, a festa registrou uma receita de R$5.039.126,77, contra uma despesa de R$4.784.015,46, apresentando um resultado final de R$255.111,31.
Nas receitas da festa os itens mais representativos foram a venda de ingressos e as permissões de uso de espaço na Oktoberfest, que juntos totalizam 58% dos recursos. Os outros 42% ficam a cargo das comissões sobre as vendas das cervejarias e dos convênios.
Nas despesas, os investimentos mais representativos foram realizados nas atrações e na infra-estrutura, que em função da inundação de 2008, requereu uma série de reparos. Os atrativos da festa ganharam uma atenção especial este ano com a contratação de mais bandas típicas e o aumento no número de retretas realizadas em toda a cidade. “A intenção é que a Oktoberfest seja vivida pelo público em toda a cidade”, comenta o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette.
A organização da festa também incrementou os investimentos em divulgação. Primeiramente, porque a tragédia de 2008 deixou em dúvidas sobre a realização da 26ª Oktoberfest, o que exigiu maior participação em feiras e eventos. Mais tarde, com o surto da gripe A. Novamente essa dúvida veio à tona, mas foi neutralizada pela divulgação intensa da festa.
O lucro da 26ª edição da Oktoberfest será investido em melhorias e manutenção do Parque Vila Germânica.
NÚMEROS FINAIS
Público Total: 731.934 pessoas
Consumo
Chopp
450.8l4 litros
Refrigerantes e Água
140 mil unidades
Eisbein
10 toneladas
Kassler
3 toneladas
Marreco recheado
12 toneladas
Batata recheada
30 toneladas
Salsichas diversas
8 toneladas
Hospedagem
43,2% dos turistas ficaram hospedados em Blumenau
56,8% dos turistas ficaram hospedados em outras cidades
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Rede hoteleira de Blumenau
Ocupação média: 85 %
Faturamento: 55 % superior ao demais meses do ano
Contratações: mais 150 empregos diretos
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau, 2009
Rede hoteleira de Balneário Camboriú
Ocupação média: 95 %
Faturamento: 40 % superior aos meses de baixa
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú, 2009
Rede hoteleira de Itapema e região
Ocupação média: 65 % superior aos meses de baixa
Faturamento: 20 % superior aos meses de baixa
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Itapema e Região, 2009
Geração de Empregos Diretos: 2.175 pessoas
Segurança
Total de Ocorrências
174
Perda de documentos e objetos
92
Furtos (celulares, documentos, outros)
51
Lesões corporais
15
Moeda falsa
04
Desacato
04
Porte de drogas
03
Roubos
02
Estelionato
02
Outros
01
Fonte: Polícia Civil, 2009.
Kinderhaus
Crianças identificadas 12.656
Crianças perdidas (todas identificadas) 14
Fonte: Cursos de Educação Física e Turismo e Eventos – FURB, 2009.
Oktober Segura
Bafômetros executados 7.686
Pessoas transportadas 648
Fonte: Seterb, 2009.
Balanço Financeiro
Receitas
Total das Receitas
R$ 5.039.126,77
Item
R$
Ingressos
1.805.583,25
Permissões de uso
1.123.738,92
Comissões sobre as vendas
862.484,10
Cervejarias
697.320,50
Convênios
550.000,00
Despesas
Total das Despesas
R$4.784.015,46
Item
R$
Atrações
1.378.121,03
Infra-estrutura
1.287.933,99
Divulgação (mídia e participação em feiras e eventos)
1.177.473,42
Prestação de Serviços
803.865,96
Outros
136.621,06
Lucro Líquido
R$255.111,31
7. Pesquisa
Satisfação do Público em Geral
1) A pesquisa apontou que 88,5% do público aprova a segurança do evento
Muito Satisfeitos
35,0%
Satisfeitos
53,5%
Pouco Satisfeito
6,5%
Nada Satisfeito
1,2%
Não sei dizer
3,8%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
2) Com relação à organização e limpeza, 92,1% do público se diz satisfeito ou muito satisfeito
Muito Satisfeitos
41,9%
Satisfeitos
50,3%
Pouco Satisfeito
6,9%
Nada Satisfeito
0,9%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
3) Com relação à estrutura física e atrações, 92,4% estão satisfeitos ou muito satisfeitos
Muito Satisfeitos
37,2%
Satisfeitos
55,2%
Pouco Satisfeito
6,0%
Nada Satisfeito
1,3%
Não sei dizer
0,3%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Turistas
Procedência dos Turistas
%
Santa Catarina
35,4
São Paulo
19,8
Paraná
16,9
Rio de Janeiro
7,6
Minas Gerais
6,5
Rio Grande do Sul
3,4
Outros Estados
10,4
TOTAL
100,00
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
Meio de Transporte Utilizado
%
Carro
49,7
Ônibus
28,6
Avião
18,8
Van
2,3
Motorhome
0,3
Caminhão
0,3
TOTAL
100,00
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.
4) 42,4% dos turistas afirmaram já ter participado de edições anteriores da Oktoberfest;
5) 94,6% dos turistas manifestaram a intenção de retornar à próxima edição da Oktoberfest
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Resultado final da 26ª Oktoberfest de Blumenau
Postado por
Márcio Volkmann
às
12:25
Marcadores: economia, oktoberfest, utilidade pública
technorati: economia, oktoberfest, utilidade pública
Marcadores: economia, oktoberfest, utilidade pública
technorati: economia, oktoberfest, utilidade pública
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!