quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Resultado final da 26ª Oktoberfest de Blumenau

A 26ª Oktoberfest de Blumenau, a maior festa alemã das Américas, que ocorreu no período de 1º a 18 de outubro, recebeu 731.934 visitantes, o que representou um crescimento de 23% em relação a 2008, superando a expectativa da organização. Este ano, 2009, a festa registrou uma receita de R$5.039.126,77, contra uma despesa de R$4.784.015,46, apresentando um resultado final de R$255.111,31.

Nas receitas da festa os itens mais representativos foram a venda de ingressos e as permissões de uso de espaço na Oktoberfest, que juntos totalizam 58% dos recursos. Os outros 42% ficam a cargo das comissões sobre as vendas das cervejarias e dos convênios.

Nas despesas, os investimentos mais representativos foram realizados nas atrações e na infra-estrutura, que em função da inundação de 2008, requereu uma série de reparos. Os atrativos da festa ganharam uma atenção especial este ano com a contratação de mais bandas típicas e o aumento no número de retretas realizadas em toda a cidade. “A intenção é que a Oktoberfest seja vivida pelo público em toda a cidade”, comenta o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette.

A organização da festa também incrementou os investimentos em divulgação. Primeiramente, porque a tragédia de 2008 deixou em dúvidas sobre a realização da 26ª Oktoberfest, o que exigiu maior participação em feiras e eventos. Mais tarde, com o surto da gripe A. Novamente essa dúvida veio à tona, mas foi neutralizada pela divulgação intensa da festa.

O lucro da 26ª edição da Oktoberfest será investido em melhorias e manutenção do Parque Vila Germânica.

NÚMEROS FINAIS


Público Total: 731.934 pessoas

Consumo

Chopp
450.8l4 litros

Refrigerantes e Água
140 mil unidades

Eisbein
10 toneladas

Kassler
3 toneladas

Marreco recheado
12 toneladas

Batata recheada
30 toneladas

Salsichas diversas
8 toneladas

Hospedagem

43,2% dos turistas ficaram hospedados em Blumenau

56,8% dos turistas ficaram hospedados em outras cidades

Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

Rede hoteleira de Blumenau

Ocupação média: 85 %

Faturamento: 55 % superior ao demais meses do ano

Contratações: mais 150 empregos diretos

Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau, 2009

Rede hoteleira de Balneário Camboriú

Ocupação média: 95 %

Faturamento: 40 % superior aos meses de baixa

Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú, 2009

Rede hoteleira de Itapema e região

Ocupação média: 65 % superior aos meses de baixa

Faturamento: 20 % superior aos meses de baixa

Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Itapema e Região, 2009

Geração de Empregos Diretos: 2.175 pessoas


Segurança


Total de Ocorrências
174

Perda de documentos e objetos
92

Furtos (celulares, documentos, outros)
51

Lesões corporais
15

Moeda falsa
04

Desacato
04

Porte de drogas
03

Roubos
02

Estelionato
02

Outros
01


Fonte: Polícia Civil, 2009.

Kinderhaus

Crianças identificadas 12.656

Crianças perdidas (todas identificadas) 14

Fonte: Cursos de Educação Física e Turismo e Eventos – FURB, 2009.

Oktober Segura

Bafômetros executados 7.686

Pessoas transportadas 648

Fonte: Seterb, 2009.


Balanço Financeiro

Receitas

Total das Receitas
R$ 5.039.126,77

Item
R$

Ingressos
1.805.583,25

Permissões de uso
1.123.738,92

Comissões sobre as vendas
862.484,10

Cervejarias
697.320,50

Convênios
550.000,00

Despesas

Total das Despesas
R$4.784.015,46

Item
R$

Atrações
1.378.121,03

Infra-estrutura
1.287.933,99

Divulgação (mídia e participação em feiras e eventos)
1.177.473,42

Prestação de Serviços
803.865,96

Outros
136.621,06

Lucro Líquido
R$255.111,31

7. Pesquisa


Satisfação do Público em Geral

1) A pesquisa apontou que 88,5% do público aprova a segurança do evento


Muito Satisfeitos
35,0%

Satisfeitos
53,5%

Pouco Satisfeito
6,5%

Nada Satisfeito
1,2%

Não sei dizer
3,8%


Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

2) Com relação à organização e limpeza, 92,1% do público se diz satisfeito ou muito satisfeito


Muito Satisfeitos
41,9%

Satisfeitos
50,3%

Pouco Satisfeito
6,9%

Nada Satisfeito
0,9%


Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

3) Com relação à estrutura física e atrações, 92,4% estão satisfeitos ou muito satisfeitos


Muito Satisfeitos
37,2%

Satisfeitos
55,2%

Pouco Satisfeito
6,0%

Nada Satisfeito
1,3%

Não sei dizer
0,3%


Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

Turistas

Procedência dos Turistas
%

Santa Catarina
35,4

São Paulo
19,8

Paraná
16,9

Rio de Janeiro
7,6

Minas Gerais
6,5

Rio Grande do Sul
3,4

Outros Estados
10,4

TOTAL
100,00


Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.


Meio de Transporte Utilizado
%

Carro
49,7

Ônibus
28,6

Avião
18,8

Van
2,3

Motorhome
0,3

Caminhão
0,3

TOTAL
100,00


Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

4) 42,4% dos turistas afirmaram já ter participado de edições anteriores da Oktoberfest;

5) 94,6% dos turistas manifestaram a intenção de retornar à próxima edição da Oktoberfest

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário