quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vale do Itajaí fornece para a usina de Itaipu

Weg entregará os dois primeiros transformadores nacionais a serem usados pela hidrelétrica

BLUMENAU - Está a caminho do Paraná a mais nova prova da vocação do Vale do Itajaí para o pioneirismo. A Weg Transformadores, com sede em Blumenau, é a primeira empresa brasileira a produzir e fornecer dois transformadores de força à hidrelétrica Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Todos os tranformadores usados até hoje na usina foram importados ou fabricados por multinacionais. Os equipamentos da Weg vão, um para o lado paraguaio e outro para o lado brasileiro da usina. Ambos foram fabricados e testados em Blumenau.

As máquinas substituirão equipamentos antigos. Um dos transformadores de força já está fazendo a viagem de 800 quilômetros para Foz do Iguaçu. Com seis metros de comprimento, sete de altura e seis de largura e 200 toneladas cada uma, as encomendas são transportadas em caminhões especiais. A previsão é que a viagem dure 30 dias. Os valores dos tranformadores não foram divulgados pela Weg.

Além da fabricação dos transformadores – considerados os mais complexos já fabricados pela empresa em quase 50 anos de existência –, outro pioneirismo da indústria foi aplicar um teste que até então só era feito em simuladores. Foi a primeira vez no mundo que o ensaio foi feito. Para poder aplicar o Very Fast Transients (VFT), a Weg investiu R$ 8 milhões em um laboratório com 30 metros de altura. São testes de situações extremas às quais o transformador pode ser submetido, como a queda de raios ou um aumento da tensão.

– Aplicamos o VFT na prática, o que é uma experiência inovadora no mundo. Com isso, abrimos espaço no mercado internacional – diz o diretor da Weg Transformadores, Carlos Diether Prinz.

Daniela Matthes, no SANTA

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário