sábado, 6 de fevereiro de 2010

Atletas do voleibol masculino de Blumenau passam pela primeira fase na Seleção Brasileira

O ponteiro Raul Anilton de Souza, 16 anos, e o meio de rede Eder Levi Kock, 17 anos, permanecem no grupo de 29 jogadores convocados para integrar a Seleção Brasileira infanto-juvenil. Nesta semana, o técnico Percy Oncken fez os primeiros 17 cortes, no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Os dois atletas revelados na Escola Barão do Rio Branco brigam para ser um dos 12 que disputarão o Campeonato Sul-Americano infanto-juvenil deste ano. A competição masculina será disputada de 9 a 17 de abril, na Venezuela.

Os dois jogadores convocados foram revelados no projeto da Escola Barão do Rio Branco. Raul joga vôlei desde os sete anos de idade. Já o meio de rede Eder pratica a modalidade há um ano e meio. O objetivo é permanecer na Seleção Brasileira da categoria, onde apenas 18 se apresentam para segunda fase de treinamentos. Depois, para a competição final, apenas 12.

“Num primeiro momento, achei que o grupo era regular. Mas, com as primeiras dispensas, a equipe encorpou. Esta pode ser uma geração forte. São jogadores com potencial e com grande possibilidade de crescimento físico”, analisou o treinador da seleção masculina, Percy Oncken.

Barão faz história no vôlei
Desde 1985, quando iniciou o projeto de formação de atletas nas categorias de base no voleibol, a Escola Barão do Rio Branco, em parceria com a Fundação Municipal de Desportos, já teve 26 atletas convocados para as Seleções Brasileiras, em diversas categorias.

A iniciação esportiva em diversas modalidades faz parte da proposta pedagógica da escola. “As práticas desportivas vão muito além dos aspectos biológicos e desempenho físico. Buscamos o desenvolvimento de uma consciência participativa, cooperativa e solidária”, destaca o professor Marcos da Silva, diretor geral do educandário.

Em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), desenvolvido para os próximos cinco anos (2009-2013), estão planejadas uma série de investimentos em programas complementares, incluindo o Barão Esportes, com o desenvolvimento de 14 modalidades de formação desportiva escolar, de iniciação ao esporte e na formação de atletas.

O investimento contempla suporte financeiro para remuneração de profissionais (professores/técnicos), investimentos em bolsas de estudos para estudantes, logística para treinamentos e preparação física e material esportivo necessário para o desenvolvimento da modalidade. No voleibol, o aporte financeiro até 2013 será da ordem de R$ 180.000,00.

A Fundação Municipal de Desportos é parceira da Escola, investindo na Iniciação Esportiva e nas equipes que representam a cidade nos Estaduais, Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos. Desde o ano passado, o projeto também conta com o apoio da Furb e da Bunge, com a marca Soya, na disputa da Superliga de Vôlei Masculino, com a equipe adulta.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário