O Procon de Blumenau apresenta, nesta quarta-feira, dia 10, no Salão Nobre da Prefeitura, o projeto “Vigilantes do Preço”, em parceria com a Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense – Pró-Família. A proposta tem por objetivo de criar um grupo para viabilizar o acesso acerca dos direitos do consumidor junto ao comércio em geral da cidade.
Durante o lançamento do programa, às 8h30min, o órgão também vai fazer uma prestação de contas dos resultados obtidos no decorrer do segundo semestre de 2009.
Segundo Erivaldo Nunes Caetano Junior, coordenador do Procon, o projeto vai possibilitar uma melhor execução dos processos – devido ao acompanhamento de grupos de pessoas que vão atuar diretamente junto ao comércio em geral.
Além disso, na ocasião, a diretoria do órgão se reunirá com representantes dos grandes magazines da cidade. O objetivo, de acordo com o coordenador, propor que haja mais flexibilidade entre comércio e consumidor na tentativa de resolver reclamações.
Poder de Polícia: “Vamos propor que os comerciantes procurem resolver os processos diretamente com o consumidor. Não mais com os fabricantes. Essa mudança vai facilitar a vida das pessoas”, detalha Erivaldo. A medida será viável devido ao “Poder de Polícia”, adquirido pelo Procon, ano passado.
Durante a reunião, o Procon vai receber um veículo e uma moto – uma parceria entre o órgão e a Prefeitura. Com essas aquisições, o Procon poderá agir com mais agilidade dos processos localizados em bairros distantes, como Itoupava Central. O bairro, aliás, lidera o ranking da localidade com maior número de consumidores que procuram pelos serviços do Procon – seguido da Velha e Garcia.
Novas unidades: Em função desta estatística, o Procon terá mais duas unidades de atendimento, ainda no decorrer deste ano. A unidade do Garcia, que ficará lotada junto à Intendência, tem previsão de início de funcionamento até o início de março. A outra unidade será lotada na Intendência da Vila Itoupava.
Do balanço geral dos casos que chegaram ao Procon durante o segundo semestre de 2009, 78,96% foram resolvidos. Foram 4.765 processos, com 3.210 solucionados. “é um resultado excelente”, comemora o coordenador. Entretanto, faz uma ressalva. “Os demais ainda estão em andamento”. A telefonia continua sendo o carro chefe no número de reclamações.
Repórter: Humberto Trindade
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Procon apresenta projeto “Vigilantes do Preço”
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