sexta-feira, 28 de maio de 2010

Abludef completa 22 anos

A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos – Abludef, foi fundada em 28 de maio de 1988 e completa hoje, 22 anos. A Ong blumenauense foi fundada por um grupo de pessoas portadoras de deficiência física. A entidade surgiu em razão da necessidade de estimular a convivência social das pessoas com deficiência física e de prestar auxílio aquelas com baixa renda familiar no acesso à reabilitação.

Diversas conquistas fazem parte da história da Abludef, em 1998, conquistou sua sede própria, adequada ao público alvo, e com isso a entidade se solidificou, prestando serviços diretos e profissionalizados aos beneficiários(as) e suas famílias. Outra conquista importante para a entidade, em sua trajetória, foi é a concessão preferencial (através de lei municipal) para a exploração comercial de um quiosque no terminal de ônibus urbano, resultando numa fonte financeira própria que contribui com a manutenção das ações e da entidade.

A Abludef, possui cadastradas 1.820 Pessoas Com Deficiência Física (dez/06), das quais 14,3% são crianças (6.6%) e adolescentes (7,7%); 73,3% adultos e 12,5% idosos, 48,3 % possuem renda familiar até ½ salário mínimo; 91,3% tem como principal limitação física a locomotora; 31,8 % possuem baixa escolaridade (incluindo os analfabetos); 32% não possuem casa própria; 18,5% possuem condições de acesso ruim à residência; 12,3% possuem filhos menores; e 8% estão excluídos do mercado de trabalho formal.

Tem como objetivo principal possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder publico e comunidade, que visem a oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate à discriminação e preconceito das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, residentes no Município de Blumenau e Região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis especificas de proteção e de acesso às políticas públicas.

Mais informações sobre a Abludef, através do telefone (47) 3035-5922 e 3035-5822 ou através do e-mail: abludef@yahoo.com.br . A ONG localiza-se à Rua: Bertha Odebrecht, 63 – bairro Garcia – Blumenau/SC. Também é possível saber mais sobre a entidade através do blog www.dalvaday.blogspot.com

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário