quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ciclovias contribuíram para o sucesso do TransMilenio em Bogotá

Além de conhecer todo o sistema de funcionamento do sistema TransMilenio, a comitiva blumenauense que foi a Bogotá, Colômbia, também obteve informações sobre outras ações, que foram fundamentais para o sucesso do programa. Uma delas foi a integração da bicicleta com o sistema.

Segundo Andrés Jara Moreno, coordenador das delegações internacionais do Instituto para Transporte e Política de Desenvolvimento (ITDP), além da construção dos 84 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus, o governo municipal implantou mais de 300 quilômetros de ciclovias nos diversos bairros da cidade. "Em todos os trechos, o usuário tem condições de chegar a uma estação do TransMilenio e utilizar o ônibus tranquilamente", informa. Para viabilizar a integração, Moreno informou que nas estações há um espaço onde o ciclista guarda a sua bicicleta para poder pegar o ônibus. Quando retorna, resgata a bicicleta e continua o seu trajeto de volta.

Apesar de não ter dados precisos sobre quantos ciclistas há em Bogotá, Moreno diz que milhões utilizam a bicicleta como meio de transporte e também de lazer. “Todos os domingos, fechamos algumas avenidas principais para a bicicleta e mais de um milhão de pessoas pedalam nos diversos trajetos", comenta. Ele revela que o próximo passo é incentivar que as pessoas utilizem o meio de transporte para irem trabalhar. "Claro que, dentro de uma ação planejada, o objetivo é atingir quem mora nas proximidades da empresa onde trabalha". Para isso, o coordenador vem desenvolvendo um projeto que visa apresentar as vantagens do meio de transporte e também estimular as pessoas a aderirem à prática, como uma atividade saudável e econômica.

Para o prefeito João Paulo Kleinübing, que pedalou por mais de duas horas nas ciclovias de Bogotá, o olhar amplo da mobilidade urbana aplicado na Colômbia reforça a certeza de que em Blumenau, as ações do governo municipal estão no caminho certo. "Na capital colombiana, o transporte é visto em todos os aspectos. Em nosso planejamento, esta visão também é contemplada. Como lá temos um resultado concreto no ganho da qualidade de vida, tenho a certeza de que estamos no caminho certo aqui em Blumenau", concluiu.

Repórter: André Silveira

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário