sexta-feira, 21 de maio de 2010

Definida a programação musical da 27ª Oktoberfest

Pela primeira vez em seus 26 anos, a Oktoberfest de Blumenau – que neste ano será realizada de 07 a 24 de outubro - fecha sua programação musical em maio, com cinco meses de antecedência à festa. Ao todo 49 bandas agitarão os setores do Parque Vila Germânica e o Biergarten ao som da música alemã. Das contratadas, 45 bandas são nacionais, três vem diretamente da Alemanha e uma é austríaca.

Durante a festa de outubro, serão 471 apresentações musicais: 250 nos pavilhões da Oktoberfest, 113 retretas (que animarão a Praça da Prefeitura; Praça Dr. Blumenau; palanque na rua XV de Novembro, em frente ao Banco do Brasil; Vila Itoupava e Vila Germânica) e 108 apresentações durante os desfiles oficiais da festa, que ocorrem ao longo da rua XV.

As bandas de Santa Catarina representam a grande maioria, 36 delas são do Vale do Itajaí, uma de Concórdia, quatro de Jaraguá do Sul e uma de Itapiranga. A participação do Rio Grande do Sul é garantida com duas bandas e do Paraná, da cidade de Entre Rios, vira o tradicional grupo Donauschwaben, já bastante conhecido do público blumenauense. São, no total, 463 músicos brasileiros e 69 estrangeiros.

Conheça as bandas internacionais:

Harthauser Musi - este grupo se identifica muito com a festa, pois são de uma região que fica entre Munique e Rosenheim, que é conhecida por suas festas, tradições bávaras e cervejarias. É a primeira vez que se apresentam na Oktoberfest de Blumenau, porém a banda é bastante requisitada em toda a região conhecida como "Ober-Bayern".

Trachtenkapelle D' Rauschberger–Zell – o objetivo da banda é a preservação da cultura e das tradições alemãs, sendo que os músicos se caracterizam pelos trajes típicos e excelente música de sopros. A banda é originária de Ruhpolding, sul da Baviera, muito próximo da fronteira com a Áustria. É a primeira vez que a Trachtenkapelle D' Rauschberger–Zell anima a maior festa alemã das Américas.

Winzerkapelle – conhecida do público, a banda, que vem do no noroeste da Baviera, já esteve em edições anteriores da Oktoberfest. O grupo faz parte de uma Sociedade Cultural de Rödelsee voltada ao ensino da música para crianças.

Austria Quintett – a banda é da região Bregenz, do estado de Vorarlberg, Áustria. Seu repertório é bastante variado e dançante. O Austria Quintett é um projeto de músicos que possuem em seu currículo mais de 20 anos de experiência, e que se uniram há um ano para animar festas como a Oktoberfest de Blumenau.

Os componentes das bandas internacionais são todos músicos amadores, formados nas mais diferentes profissões e que tem na música o seu hobby e a oportunidade de ajudar a promover a cultura e as tradições germânicas de suas regiões.

Primeira reunião de bandas da 27ª Oktoberfest

A primeira reunião com as bandas que participarão da Oktoberfest 2010 já tem data definida. Nesta segunda-feira, dia 24, às 18h30min, na Vila Germânica, a organização da festa se reúne com os músicos contratados para definir assuntos como a logística da festa. Dentre a pauta da reunião, o foco principal é a consolidação da identidade germânica. Os músicos precisarão respeitar regras como traje típico e 90% do repertório de música alemã.

Para os animadores de palco, a festa de outubro reserva uma novidade. Os apresentadores terão, também, a função de informar sobre o desempenho das bandas, enviando relatórios diários à organização da Oktoberfest.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário