segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Blumenauenses acompanham as emoções da prática do balonismo no Parque Ramiro Ruediger


Novidade no ar

A grama do Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau, dá espaço a um tecido de nylon, esticado pelos integrantes da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB). O público, que aguarda os balões, se aproxima. Aos poucos, o pano começa a ser ventilado interiormente. Olhos atentos e sorrisos abertos unem-se a mãos curiosas, que tocam as laterais do balão. De repente, fogo.

As chamas emanadas do maçarico para o interior do tecido dão forma ao balão e fazem com que ele ameace sair do chão. As rajadas exalam calor para todos os lados. Algumas pessoas se assustam. No entanto, o procedimento é seguro e faz parte dos preparativos para o voo. Aliás, quem viaja de balão, tem de se acostumar com o barulho e o calor.

– A subida e a descida são tranquilas, mas vez ou outra é ligado o gás e a gente sente o calor – comenta o diretor de arte Alexsandro Marcio da Silva, 22 anos, um dos passageiros.

No chão, a sensação também é de novidade. Apesar do esporte existir desde 1783, Luis Henrique Gonçalves, Alvin Cardoso Pereira e Lissa Cardoso Pereira, com menos de 10 anos, nunca viram um balão de perto. Extasiados, assistiam o objeto cambalear de um lado para o outro, buscando equilíbrio.

– Parece uma bola gigante, vai cair na gente. Lembra um jogo de vídeogame – brinca Lissa.

O tempo instável no fim de semana impossibilitou dois dos quatro voos previstos e a apresentação às 21h de sábado. Entretanto, o diretor-presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo, Norberto Mette, pretende trazer os balonistas ao município em outra oportunidade.

O Festival Nacional de Balonismo não teve caráter competitivo, mas a CBB cogita a possibilidade de Blumenau entrar para o cronograma de competições oficiais. São necessários quatro requisitos: rede hoteleira, vontade política, região cercada por estradas e espaços para aterrissagem. Este último item será analisado pela entidade.

Fonte: Repórter WANIA BITTENCOURT - Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário