sábado, 24 de janeiro de 2009

Boa notícia !

Blumenau tem a menor taxa de homicídios por habitantes entre os maiores municípios do Estado.

BLUMENAU - O município é o mais tranquilo do Estado quando comparados os números de homicídios e de habitantes entre as cinco cidades catarinenses mais populosas. Blumenau teve, ano passado, um assassinato para 11,2 mil habitantes. Na comparação entre municípios, Itajaí aparece como a mais violenta, com uma morte para 2,7 mil habitantes.

Foram registrados em 2008, em Blumenau, 26 homicídios. Em Itajaí, cidade com 129 mil habitantes a menos que Blumenau, este número foi de 60.

– Enquanto cresce a violência em outros municípios brasileiros, Blumenau se mantém com o mesmo panorama na segurança – analisa o delegado Geral de Polícia, Maurício José Eskudlark.

Apesar de registrar anualmente a ocorrência de um ou dois crimes atípicos – com requintes de crueldade – a motivação dos casos é semelhante a dos outros municípios catarinenses. A maioria dos homicídios está associada ao uso de drogas e a questões passionais, relata Eskudlark.

O delegado coordenador da Central de Polícia de Blumenau, Giancarlo Rossini, aponta que o número estável de homicídios deve-se à quantidade de casos solucionados. Dos 26 assassinatos do ano passado, somente um não foi elucidado e dois estão em fase de conclusão.

– Quando os crimes são esclarecidos os bandidos ficam com medo de matar por que sabem que serão punidos – relata.

Rossini explica que Central de Polícia prioriza os homicídios. Quando ocorre um caso, todos os trabalhos em desenvolvimento são suspensos por período de até cinco dias.

– A agilidade na liberação dos mandados de prisão também é essencial para a solução dos crimes – salienta Rossini.

Em Itajaí, número de assassinatos cresceu quase 60%

Em Itajaí, onde o número de homicídios no ano passado cresceu 57,9% em relação a 2007, o aumento populacional está entre os fatores que contribuíram para a elevação da violência. Segundo o delegado da Central de Operações Policiais de Itajaí, Rui Garcia dos Santos, 98% dos homicídios estão ligados ao tráfico de drogas.

– A população cresce a cada dia que passa e o número de desempregados aumenta. O tráfico acaba se tornando a oportunidade mais fácil de se ganhar dinheiro e a rivalidade entre os traficantes aumenta – explicou Santos.

Repórter: Andréa Artigas, Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário