quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DEIC apreende softwares piratas em confecções

A Diretoria Estadual de Investigações Criminais de Santa Catarina (DEIC) apreendeu na manhã desta terça-feira, 27, softwares piratas de soluções da Audaces Automação, empresa catarinense que desenvolve soluções tecnológicas para automação de processos produtivos no setor de confecções. As apreensões foram realizadas em confecções, faccionistas e escritórios de modelistas nas cidades de Brusque, Blumenau, Itajaí, Camboriú, Gaspar, Jaraguá do Sul, Guabiruba e Pomerode, somando 44 pessoas suspeitas.

Brusque foi o local com maior concentração de pirataria. O trabalho de investigação, comandado pelo Dr. Rubens João Leite Farias, Delegado da DEIC, durou aproximadamente um ano e contou com a participação de 100 policiais. Nesta terça, a polícia realizou a apreensão simultaneamente nas oito cidades.

“A Audaces apóia o trabalho realizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, que desenvolve uma série de iniciativas de combate à pirataria, informa a Drª Fabíola Brescovici, advogada da empresa, responsável pela assessoria jurídica.

Pirataria é crime - De acordo com a advogada Fabíola Brescovici “a pirataria caminha na contramão do desenvolvimento econômico e aniquila com postos de trabalho diretos e indiretos. A pirataria vem acompanhada de sonegação de tributos, contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro, corrupção, estimula a criminalidade, afeta a segurança pública, estimula o caos, e lança por terra do Estado Democrático de Direito tão arduamente conquistado”.

Os softwares originais da Audaces podem ser adquiridos regularmente por preços a partir de três mil reais e com a possibilidade de diversas linhas de financiamento. Já os piratas são, muitas vezes, acompanhados de um item de inicialização que consegue ler, gravar e executar arquivos, acessar informações e instalar vírus sem a autorização do usuário, alertando um servidor na internet que terá a capacidade de realizar as ações não autorizadas (e-mail, conta bancária, dados sigilosos da empresa, etc).

A violação de direito autoral de programa de computador e de sua documentação é tratada como crime sujeitando o infrator às sanções especialmente previstas na lei. Com efeito, prevê pena de 03 (Três) meses a 04 (quatro) anos de reclusão e multa, pena essa aplicável a qualquer infrator.

Perfil - A Audaces Automação é uma empresa 100% brasileira que desenvolve soluções tecnológicas para automação de processos produtivos no setor de confecções. A inovação de seus produtos e serviços aliada à alta tecnologia são os alicerces de seu reconhecimento mundial. O foco principal é o desenvolvimento de softwares fáceis de usar e que oferecem resultados com rapidez, precisão e economia. Líder de vendas CAD/CAM para confecção na América Latina, a empresa está no mercado desde 1992, exporta seus produtos para o mundo e possui clientes em toda a América, Europa, África e Ásia. A Audaces é a única produtora latino-americana de impressoras de grandes formatos (plotter) jato de tinta para confecção. A qualidade de suas soluções conta com a garantia da certificação ISO 9001:2000, através do órgão British Standards Institution (BSI).

O software Digiflash, criado pela empresa, foi eleito como um dos mais inovadores do País pelo estudo "O Brasil que Inova", realizado pela Revista Exame em parceria com a Monitor Group, empresa global de consultoria. A solução busca oferecer ao mercado de confecções o que há de mais moderno em digitalização de moldes de peças de roupas, transformando um processo manual, caro e demorado, em um processo econômico, rápido e com alta qualidade. Além da Audaces, empresas como a Volkswagen, Tetra Pak, Basf e Embraco tiveram seus produtos selecionados.

Fonte: Revista Fator (portal Fator Brasil)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário