terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Famílias são transferidas de escolas para galpões

Imóvel no Bairro Itoupava Seca será o primeiro a receber pessoas que estão nos 28 abrigos públicos do município

BLUMENAU- Mais de 40 famílias, alojadas em três abrigos dos bairros Vila Nova e Escola Agrícola, mudarão de endereço até o final de semana. O galpão localizado na Rua Genésio da Silva, uma transversal da Rua Paul Werner, no Bairro Itoupava Seca, será o primeiro a receber os desabrigados a partir do dia 29 de janeiro. A estrutura será dividida por módulos de madeira, para que cada família tenha o próprio espaço.

–Estou pronta para ir para o galpão, mas não gosto do fato de o transporte da mobília ser coletivo e de ter que morar com pessoas de outros abrigos – relata a servente Marlete Krieger, 45 anos, ex-moradora da Rua Pedro Krauss.

Ela e o filho de 14 anos estão abrigados na Furb e aguardam o anúncio da mudança com parte dos pertences encaixotados. O anseio dos dois também é compartilhado por famílias que estão nas escolas Norma Dignart Huber, no Morro Coripós, e Victor Hering. Eles serão os primeiros a fazer as malas.

A gerente de Proteção Básica da Semascri, Alessandra Bonelli, garantiu que as famílias poderão acompanhar o transporte dos pertences, feitos por dois caminhões da prefeitura, ao lado de uma equipe responsável pela organização da mudança.

Nos cinco primeiros dias no novo endereço, serão distribuídos quites de alimentação para evitar tumulto nas áreas coletivas. Depois, cada família receberá um fogão e passará a fazer as próprias refeições, no lado externo dos módulos.

Uma equipe com quatro educadores, um assistente social e um estagiário de Psicologia vai se revezar para oferecer assistência 24 horas no local. O regimento interno de utilização dos espaços coletivos será elaborado pelos assistentes sociais junto com as famílias. Cada uma será responsabilizada pela higiene dentro do próprio módulo.

– Vamos construir as regras com os moradores para que haja uma boa adaptação– explica Alessandra.

Repórter: Andrea Artigas - Jornal de Santa Catarina

O galpão da Itoupava Seca
- Será dividido em módulos de madeira que variam de 12,5 a 37,5 metros quadrados com 2,5 metros de altura com revestimento de malha anti-chamas, com até três quartos e sala de convivência, de acordo com o tamanho da família
- As portas de cada módulo terão chaves
- Serão instalados três pontos de luz e três pontos elétricos. Cada morador poderá ter uma geladeira dentro do módulo
- Cada família receberá um fogão de duas bocas e compartilhará 10 pias, 14 chuveiros elétricos, 10 vasos sanitários e 10 tanques de lavar roupas
- O refeitório será de uso coletivo
- As crianças terão área de lazer de 60 metros quadrados com espaço para leitura e brinquedos dentro do galpão
- Cada família receberá um varal de roupas
- Sala para assistentes sociais
Fonte: Semascri

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário