terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Ano começa tenso na Câmara de Blumenau

Petistas insistem em protesto e vereador mais votado abandona sessão, chateado com os colegas.

BLUMENAU - A segunda reunião da Câmara em 2009, ontem, foi ainda mais conturbada que a primeira, na quinta-feira passada. Os dois vereadores do PT novamente assistiram à sessão em pé em protesto por terem de sentar à direita no plenário e se recusaram a participar da composição das comissões legislativas. Além disso, o vereador mais votado na eleição de outubro, Jovino Cardoso Neto (DEM), desistiu de concorrer à Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Legislativo. O democrata ficou insatisfeito porque foi preterido na escolha do presidente da comissão.

O encontro de ontem tinha dois objetivos: montar as comissões e começar a discutir a reforma administrativa da prefeitura, um dos projetos que justificaram a convocação extraordinária durante o recesso parlamentar. Nem as comissões foram compostas por completo. Três delas ficaram sem definição de cargos (veja tabela).

No início da sessão, a discussão sobre as cadeiras tumultuou o plenário. O vereador Vanderlei de Oliveira (PT) reivindicou o lugar à esquerda e recebeu nova negativa do presidente Jens Mantau (PSDB). Oliveira e o vereador Vânio Salm chegaram a sentar no auditório por cinco minutos. Depois, voltaram a ficar em pé, atrás dos demais vereadores. Alegam que não querem ferir a história do Legislativo, que manteve a oposição sempre à esquerda. Isso ocorre desde 1993, quando os petistas começaram a ocupar o assentos da esquerda. Na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, os petistas ocupam a mesma posição. Na Assembleia, no entanto, outros partidos, como o DEM, também ficam à esquerda.

Os petistas, que teriam direito a indicar um integrante em cada uma das seis comissões, também se recusaram a apresentar nomes. Oliveira alegou que o novo parecer jurídico sobre a definição das minorias da Casa foi o que motivou a dicussão.

– Este parecer foi modificado da semana passada para hoje. Por isso, a bancada se recusa a participar das comissões – justificou.

Baseado no parecer, o presidente da Casa entendeu que as minorias são os partidos que têm menos vereadores. Ou seja, PDT (1), PP (2) e PT (2). Na interpretação do PT, minorias seriam os partidos de oposição – somente o PT. Enquanto não houver alteração na regra e na disposição das cadeiras, os petistas prometem continuar em pé.

Fonte: Giovana Pietrzacka - Jornal de Santa Catarina

1 comentário

Anônimo disse...

Tá mais que na hora desse Vanderlei tomar vergonha na cara e começar a trabalhar e parar de criar tumulto.....

Postar um comentário