quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Turismo Gastronômico em Blumenau?

Proporcionar aos turistas uma verdadeira experiência gastronômica, do preparo à degustação. Este é o objetivo dos pacotes turísticos que operadora Passaporte Gourmet acaba de lançar. Em visita a sede palista do MERCADO & EVENTOS/FOLHA DO TURISMO, na tarde de hoje (28/01), o executivo Ioram Sheps contou como surgiu a idéia do pacote temático e sobre projetos futuros.

Segundo Sheps, a idéia vem sendo discutida desde de 1998, quando o intuito era fazer pacotes com roteiros etílicos. "Eu tenho um amigo dono de um pub irlandês e a idéia que surgiu de uma conversa era levar um grupo de pessoas a diversas partes do mundo para experimentar bebidas. Inclusive planejamos um Happy Hour de Whisk, na Escócia. Mas a crise do dólar nessa mesma época inviabilizou o projeto", comentou. Em 2001, a Passaporte Gourmet levou seu primeiro grupo de 15 pessoas para um roteiro gastronômico na costa nordeste dos EUA. Nos anos seguites, o plano passou por uma reformulação.

O projeto de roteiros gourmet só retornou em meados de 2007 com uma viagem mais profissional feita para Santiago, no Chile. O projeto agora consiste em um planejamento prévio onde um chef brasileiro visita a cidade antes do grupo. "Nessa visita técnica o chef pesquisa os melhores lugares, restaurantes, ingredientes e pratos para servirmos ao grupo de turistas", explicou. De acordo com o executivo, o mercado gourmet é um nicho em franco crescimento e a procura tem sido grande. "Embora a Passaporte Gourmet seja ainda pequena, a propaganda boca a boca tem funcionado muito bem. A procura pelos roteiros gourmet estão crescendo", comentou Sheps.

Para 2009 a empresa já preparou três roteiros: Semana Santa em Santiago (Chile), em abril; Alpes Gastronômicos (Suiça), em junho; Sabores da Renascença (Itália), em novembro. Os pacotes já estão a venda pelo site .

Segundo Sheps, roteiros nacionais também serão incorporados ao programa. "Nosso objetivo é fazer também roteiros nacionais. Blumenau (SC), São Paulo (SP) e Tiradentes (MG) são os destinos que já começamos a trabalhar. Outra novidade está programada para o segundo semestre, onde outros destinos internacionais como Boston, Acapulco e Mundoça serão apresentados. Pelo menos dois desses novos roteiros, um nacional e outro internacional, queremos comercializar ainda esse ano", finalizou o executivo.

Fonte: Portal Mercado e Eventos

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário