terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Jornais do mundo destacam a posse de Obama

Presidente eleito dos Estados Unidos assume o cargo a partir das 14h30min (de Brasília)

O dia da posse do presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama — primeiro negro a comandar a maior potência do planeta — começa a ganhar destaque nos jornais do mundo inteiro desde as primeiras horas da manhã. A cerimônia começa às 14h30min (de Brasília).

Nem a neve e as temperaturas negativas esfriam o ânimo dos americanos para "The Inauguration". The Washington Post estampa "Apesar de engarrafamento e frio, a cidade celebra".

Segundo The New York Times, a "transição dá pistas de como será o governo de Obama", observando a agilidade do presidente eleito na tomada de decisões rápidas e sua procura pelo diálogo.

"O mundo espera pelos 17 minutos de discurso", diz o londrino Times, quando o novo presidente deverá convocar seu país a se unir em torno de uma solução comum para a "promessa de renovação da América".

O jornal El País, da Espanha, diz que o mito Barack Obama será coroado nesta terça-feira, que o presidente eleito "chega como uma onda de esperança", acrescentando que "não se recorda quando um ser humano concentrou em torno de si tal quantidade de esperança de um mundo otimista".

Na França, Le Monde traz declaração da socialista francesa Ségolène Royal, que disputou as eleições com Nicolas Sarkozy em 2007: "Eu inspirei Obama e sua equipe a nos copiar", no sentido de adaptar a democracia participativa francesa ao modelo americano.

Fonte: Diário Catarinense

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário