segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Secretaria de Saúde promove a Semana de Saúde Bucal em Blumenau

Para comemorar a semana de Saúde Bucal, que acontece de 19 a 25 de outubro, a Secretaria de Saúde promove atividades voltadas aos alunos da rede básica de ensino, especificamente para os alunos de 1ª a 4ª série, na Fundação Cultural de Blumenau (FCB), na rua 15 de Novembro. As atividades serão realizadas nesta segunda-feira, dia 19, das 14h às 16h, e na terça e quarta-feira, dias 20 e 21, das 9h às 11h. O evento tem como objetivo homenagear o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, comemorado neste domingo, dia 25.

Durante toda a semana de Saúde Bucal, as escolas municipais também vão participar do evento, trazendo para dentro da sala de aula noções de higiene e limpeza bucal, reforçando com palestras a importância da escovação diária e os benefícios que a atividade traz à criança e ao adulto.

Projeto Sorriso – Apesar de ser lei estadual e a cargo de cada município, a Semana de Saúde Bucal é apenas uma das atividades que serão desenvolvidas em Blumenau em paralelo ao Projeto Sorriso, que já funciona durante todo o ano nas escolas e é desenvolvido pela Secretaria de Saúde. São ao todo 30 mil alunos da rede de ensino beneficiados com este projeto, que traz orientação e escovação diária aos estudantes. As escolas promovem a escovação dos dentes, com o apoio e supervisão de Técnicos em Saúde Bucal (TSB).

Além da escovação, as escolas encaminham os alunos que precisam de cuidados às unidades de saúde do município, entre eles os 7 ambulatórios gerais, 12 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) que possuem equipe de saúde bucal. Atualmente o município conta com 31 escolas estaduais, 50 municipais e 67 centros de educação infantil (CEIs).

Repórter: Joni César

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário