sábado, 7 de novembro de 2009

Estrutura de ginástica na Praça das Gaitas Hering muda rotina dos blumenauenses

Estrutura montada na Praça das Gaitas Hering conta com expressiva participação da comunidade, principalmente nos finais de semana. Meta da Prefeitura é de oferecer mais locais com aparelhos de ginástica estimulando a prática saudável no município

A Prefeitura de Blumenau está trabalhando no detalhamento dos projetos de implantação de novos aparelhos de ginástica exclusivos à comunidade em mais 3 pontos da cidade. Isso graças ao aumento expressivo do número de pessoas que passaram a frequentar a Praça dos Músicos Alfredo Hering, conhecida como Praça das Gaitas Hering, na Itoupava Seca, inaugurada em 2008, e que desde meados de outubro conta com uma estrutura exclusiva para a prática esportiva. São 10 aparelhos de ginásticas disponibilizados gratuitamente à população, principalmente à terceira idade, doados pela TopMed, empresa de Florianópolis e instalados pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur).

Segundo o diretor de desenvolvimento da Seplan, Marcelo Mannrich, o movimento nas Praça das Gaitas Hering aumentou desde a implantação dos aparelhos. “Ainda não temos o número exato de quantas pessoas fazem uso da estrutura, mas nos finais de semanas é expressivo esse incremento”, explica o diretor. Marcelo lembra ainda que atualmente os novos projetos para a implantação de outros aparelhos na cidade se concentram na finalização do orçamento para o edital de licitação, que vai definir qual empresa vai realizar as obras de instalação.

Paralelo a isso, a Fundação Municipal de Desporto (FMD) está mantendo contato com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) para buscar parcerias com o objetivo de disponibilizar, durante a semana e, principalmente no período da tarde, estagiários do curso de educação física para ajudar e orientar a população. “Nossa proposta é de não oferecer somente o local adequado e os aparelhos de ginástica, mas também um profissional para orientar sobre a forma correta e segura de realizar cada exercício’, diz”, Galdino.

Entre os aparelhos instalados na Praça das Gaitas Hering estão o simulador de cavalgada, alongador com três alturas, simulador de caminhada e remada sentada, o multi-exercitador conjugado, além dos aparelhos de pressão de pernas triplo conjugado e rotação diagonal dupla e rotação vertical.

Confira abaixo os 10 equipamentos oferecidos na Praça das Gaitas Hering

Multi-exercitador conjugado
Fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores

Simulador de cavalgada triplo conjugado
Fortalece os grupos musculares dos membros inferiores e inferiores, além de aumentar a capacidade cardiorespiratória

Alongador com 3 alturas conjugado
Estimula o sistema nervoso central, através do fortalecimento dos grandes grupos musculares

Surf duplo conjugado
Melhora a flexibilidade e a agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar

Pressão de pernas triplo conjugado
Fortalece os músculos da coxa e quadril

Remada sentada
Fortalece a musculatura das costas e dos ombros

Simulador de caminhada triplo conjugado
Aumenta a mobilidade dos membros inferiores, além de desenvolver a coordenação motora

Esqui triplo conjugado
Melhora a flexibilidade dos membros inferiores e superiores, além do quadril e função cardiorespiratória

Rotação diagonal dupla
Aumenta a mobilidade da articulação dos ombros e dos cotovelos

Rotação Vertical
Fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações os ombros

Repórter: Joni César

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário