quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Fundação Pró-Família realiza formatura de 250 alunos do Programa Adolescente Aprendiz no dia 17

No próximo dia 17 de novembro, às 19h30min, nas dependências da Sociedade Dramático Musical Teatro Carlos Gomes, a Fundação Pró-Família realiza a formatura de 250 alunos do Programa Adolescente Aprendiz. Os alunos concluíram os cursos de Rotinas Administrativas, Rotinas Administrativas Avançado e Guiamento em Turismo. A Fundação estima que deste total de formandos, mais de 70% são efetivados nos locais onde trabalharam como aprendizes. Os demais buscam novas oportunidades.

O elevado número de formandos é conseqüência do cancelamento da formatura em novembro de 2008, em função da catástrofe. Os cursos têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por mais um ano,com aulas teóricas na Fundação e expediente nas empresas. Atualmente 589 adolescentes atuam no mercado de trabalho em Blumenau com carteira assinada como aprendizes.

Através do Centro de Referência na Inclusão de Adolescentes para o Mercado de Trabalho, a Fundação disponibiliza os cursos de Rotinas Administrativas, Guiamento em Turismo, Aprendiz em Processo Industrial do Vestuário e Têxtil e Aprendiz em Panificação/Confeitaria/Cozinha Escola. “Estamos cumprindo o grande objetivo do programa que é o de dar qualificação profissional e quebrar o estigma do primeiro emprego”, avalia a presidente da Fundação Pró-Família, Patrícia Loch Kleinübing.

O Programa, desenvolvido pela Fundação para permitir aos alunos com idade entre 14 e 18 anos, acesso ao primeiro emprego vem obtendo resultados animadores com 263 empresas parceiras. As empresas cadastradas contratam os jovens, com remuneração de meio salário mínimo e fornecimento do vale-transporte, por 20 horas semanais. Apesar do amplo apoio da classe empresarial de Blumenau ao Programa, a presidente da Fundação Pró-Família destaca que a demanda é elevada, conclamando mais empresas a se engajarem na idéia aumentando, desta forma, o número de vagas.

Segundo Patrícia Kleinübing, o momento de formatura do curso de aprendiz reflete a grande responsabilidade da Fundação para com adolescentes cuja expectativa é a de um futuro melhor através de uma chance no mercado de trabalho. “Responsabilidade que se estende a formar adolescentes como cidadãos, transmitindo através das aulas, noções de ética, relações humanas e familiares, relações no mundo do trabalho, entre outros conhecimentos”.

Repórter: Viviane Roussenq

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário