terça-feira, 10 de novembro de 2009

Master Class de Violão no Teatro Carlos Gomes

O mês de novembro terá mais opções de aperfeiçoamento musical na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Nos dias 13 e 14 de novembro, Tadeu do Amaral, violonista do Brazilian Guitar Quartet, ministra a master class de Música de Câmara com Violão. A iniciativa faz parte de projeto da Escola de Música para aperfeiçoamento dos professores e é viabilizada com o apoio de uma emenda individual do deputado federal João Pizzolatti, que anualmente contribui com o Teatro Carlos Gomes. Inscrições e mais informações na secretaria da Escola de Música, telefone (47) 3037-3400.

Sobre Tadeu do Amaral e o Brazilian Guitar Quartet

A carreira de Tadeu do Amaral nos últimos anos concentra-se nas atividades junto ao Quarteto Brasileiro de Violões como integrante/fundador e arranjador.

Aclamado pelo jornal Washington Post por seu “gusto virtuosístico” e “beleza sedutora”, o Quarteto Brasileiro de Violões é considerado um dos principais grupos do gênero em atividade no cenário internacional. Diferencia-se pela presença dos violões de oito cordas de tessitura estendida que, aliados aos instrumentos tradicionais de seis cordas, permite a exploração de um repertório inédito e inusitado dentro do universo violonístico.

Em seus onze anos de existência, o Quarteto já realizou mais de 300 concertos nas Américas, Europa e Ásia, frequentemente conquistando reações arrebatadoras das plateias, críticas entusiasmadas da imprensa e teatros lotados.

Destaques de temporadas passadas do Quarteto Brasileiro de Violões incluem performances no 92 Street ‘Y’ e Metropolitan Musem em Nova York, Spivey Hall em Atlanta, Vancouver Playhouse no Canadá, Dumbarton Concerts e National Gallery em Washington, D.C., Chamber Music Albuquerque, Shriver Hall em Baltimore, Festival Internacional de Cultura Paiz, em La Antigua - Guatemala, San Luis Obispo Mozart Festival, Hong Kong International Arts Festival, Carmel Bach Festival, Musica Mundi Festival em Bruxelas - Bélgica, Festival Internacional de Guitarra de Monterrey - México, Aarhus Guitar Festival na Dinamarca, Beethovensaal em Hannover-Alemanha e Adelaide International Guitar Festival-Austrália, além de freqüentes apresentações e gravações para a NPR - National Public Radio em Washington, D.C. e Houston.

Em 2004, o Quarteto Brasileiro de Violões foi um dos convidados principais do Congresso Internacional de Violão de Baltimore, que reuniu alguns dos maiores nomes do violão mundial. Nesta ocasião, apresentou com a Baltimore Symphony Orchestra o Concerto para Quatro Violões e Orquestra do compositor brasileiro Ronaldo Miranda, especialmente encomendado para este evento. Em 2006, o Quarteto realizou a estréia brasileira desta peça com a Petrobrás Sinfônica, no Rio de Janeiro.

A discografia do Quarteto inclui quatro CDs pelo selo norte-americano Delos. Dois deles são dedicados à música brasileira, Essência do Brasil (indicado pela revista “Audiophile Audition” como um dos melhores lançamentos de 1999) e Encantamento (2001). Os outros dois contemplam arranjos inéditos de duas grandes obras do repertório universal, as 4 Suites Orquestrais de Bach (igualmente indicado pela revista “Audiophile Audition” no ano de 2000), e a Suite Iberia, de Isaac Albéniz (2006).

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário