quarta-feira, 12 de maio de 2010

Abertura do 13º Encontro Regional do Proler lota Auditório Carlos Jardim

Com Auditório Carlos Jardim lotado, com cerca de 250 pessoas, aconteceu na última segunda-feira, dia 10, a abertura do 13º Encontro Regional do Proler, na Fundação Cultural de Blumenau. A temática da primeira noite do Encontro foi em torno das políticas públicas para a promoção da leitura e da informação. Além dos participantes de Blumenau, grupos de Brusque, Gaspar, Ilhota, Indaial, Pomerode e Timbó estiveram presentes no evento.

Magda Teixeira Chagas, professora da UFSC, proferiu palestra sobre leitura e informação para a cidadania. Dela é a afirmação “o brasileiro gosta de ler, o que lhe falta é oportunidade de acesso ao livro e a informação”. Esta oportunidade de acesso pode ser ampliada, por meio da formulação e implementação de políticas públicas, tema da segunda palestra, proferida pela mestre em Biblioteconomia, Francisca Rasche.

O evento é uma realização da Prefeitura de Blumenau e da Fundação Cultural de Blumenau através do Comitê Regional do Proler em convênio com Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura. Tem parceria com o Sesc e SAB - Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e conta com o apoio da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, da Semed - Blumenau, da Sectur, da Prefeitura de Timbó, da Semed - Timbó, da Fundação Cultural de Timbó, da Casa do Poeta Lindolf Bell, do Cetisa, da Prefeitura de Indaial, da Fundação Indaialense de Cultura, da Banda Municipal de Blumenau, da Prefeitura de Brusque, de Brusque Amiga da Leitura, da Prefeitura de Gaspar, do espaço on-line libertar.org, da Liquidificador Comunicação e Arte, da Origem Livraria e Papelaria, de Giselle Seibel fotografias, da Tipotil, da Oficcina.com, da Zás Color e da Churrascaria Na Moita.

O que é

O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 o Comitê Regional do PROLER foi instalado em Blumenau, que atualmente conta com representantes dos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial e Timbó. O Comitê tem por objetivo desenvolver eventos de formação e promoção em leitura.

Informações no site http://prolervale.libertar.org/.

Programação

19h – MOMENTO CULTURAL
17/05 – Orquestra Intermezzo, Fundação Cultural de Timbó
18/05 – grupo Revolution, EBM Prof. Zulma Souza da Silva
24/05 – Baú de História, Sesc (às 18h30min)

Palestras

17/05
“O uso das tecnologias na pesquisa escolar”
Palestra: Mecanismo On-line para referências, com Msc. Maria Bernardete Martins Alves - UFSC.
Palestra: Pesquisa escolar em base de dados, com Karyn Munyk Lehmkuhl - UFSC.

18/05
”A literatura catarinense e a tecnologia na promoção da leitura”
Palestra: “Recortes da literatura produzida a partir de Santa Catarina, com Viegas Fernandes da Costa - Furb
Palestra: Poesia eletrônica, com Alexandre Venera e Juliana Theodoro - OPIOPTICO.

24/05
“Biblioteca como espaço de aprendizagem e a competência informacional no ensino básico”
”Competência informacional no cotidiano escolar, com Dra. Bernadete Santos Campello - UFMG.

Obs: Todas as palestras iniciam às 19h30min

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário