terça-feira, 18 de maio de 2010

Blumenau gera 975 vagas formais em abril, recorde para o mês

Número é 63,5% superior ao mesmo período de 2009. No acumulado do ano, a economia blumenauense já criou 6.998 novos postos de trabalho.

A economia blumenauense criou 975 postos de trabalho com carteira assinada em abril, número recorde para o mês, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira, dia 17. O desempenho é o melhor resultado desde o início da série pesquisada pelo Caged em 2000. O crescimento comparado com mesmo período de 2009 representa 63,5%. O número é 11% superior ao mesmo período de 2006, quando o registro apontou saldo de 879 empregos gerados (ver tabela).

No acumulado do ano, Blumenau criou 6.998 novos postos de trabalho. Um crescimento de 118% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando os números apontaram criação de 3.207 novas vagas no mercado. Os dados de abril colocam Blumenau como a segunda cidade do Estado na geração de empregos. Joinville gerou 2.144 novas vagas em abril.

O número é resultado de vários fatores, segundo análise de Sylvio Zimmermman Neto, diretor de Desenvolvimento Econômico da Sedec. De acordo com ele, o resultado é positivo, embora haja muitas vagas em aberto no mercado. Uma das grandes dificuldades que o setor produtivo enfrenta, na sua avaliação, para o crescimento é a falta de mão-de-obra. “Há muitas oportunidades de qualificação em diversos segmentos. No Sistema Nacional de Emprego – SINE há um número expressivo de vagas em aberto a espera de um trabalhador e também há pessoas sem trabalhar”, comenta.

Para Zimmermmann, isso se deve por três principais fatores: o trabalhador recebe algum benefício e considera o trabalho formal uma alternativa sem vantagens, no segundo caso não considera os salários oferecidos pelo mercado atrativos o suficiente e por terceiro não possui qualificação para o trabalho, fator que aliado à falta de informação gera dificuldades de geração de empregos formais.

A criação de empregos foi liderada pela indústria de prestação de serviços, com saldo de 334. Outro bom desempenho foi da indústria de transformação, com 237 postos de trabalho. A construção civil registrou a geração de 213 vagas.

Comparação

BLUMENAU - 975

Joinville - 2.144

São José - 790

Chapecó - 779

Criciúma - 694

Florianópolis - 592

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário