sexta-feira, 14 de maio de 2010

O livro deve ir onde o povo está

A segunda noite do Ciclo de palestras do 13º Encontro Regional do PROLER trouxe quatro experiências catarinenses bem sucedidas com livros, leitura, literatura e bibliotecas.

A bibliotecária Liliana de Oliveira Granemann Rosa, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e Comunitárias da Secretária de Educação de Florianópolis, expôs com clareza a trajetória do trabalho pioneiro em Santa Catarina, iniciado 1984. Destacou os benefícios que o projeto trouxe às comunidades onde as bibliotecas se inserem. A explanação ocorreu, quarta-feira, dia 12, durante a segunda noite do ciclo de palestras do 13º Encontro Regional do Proler. O evento acontece (ver tabela) na sede da Fundação Cultural de Blumenau (FCB).

Em lugares que ainda não é possível ter uma rede integrada de bibliotecas, o livro pode ir onde o povo está por meio da Arca das letras. Lúcia Kistner, coordenadora do projeto em Gaspar, falou do sucesso da experiência. Atualmente a cidade conta com diversas Arcas em comunidades distantes do Centro, na casa dos agentes de leitura voluntários.

Para aqueles que gostam de encontrar o livro ao ar livre, nada como uma feira de livro. Timbó tem um projeto exemplar, a Feira de Rua do Livro de Timbó, conforme relato da Professora Gilmara Mendes Goulart. A cada ano um autor é homenageado e neste ano os homenageados serão os autores catarinenses, especialmente os do Vale do Itajaí. Uma Feira envolvente, repleta de histórias, brincadeiras, autores, livros e gente.

Como cativar aqueles que aprendem a ler tardiamente ao gosto pela leitura? Verônica, bibliotecária do Sesc da Prainha, Florianópolis, relatou a experiência do projeto Competência em Informação, que inseriu a biblioteca do Sesc no processo ensino-aprendizagem com os alunos da EJA. Outra experiência de sucesso.

O que é

O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 1992 pelo Governo Federal e está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional. Em 2002 o Comitê Regional do PROLER foi instalado em Blumenau, que atualmente conta com representantes dos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial e Timbó. O Comitê tem por objetivo desenvolver eventos de formação e promoção em leitura.

Informações no site http://prolervale.libertar.org/.

Programação

19h – MOMENTO CULTURAL
17/05 – Orquestra Intermezzo, Fundação Cultural de Timbó
18/05 – grupo Revolution, EBM Prof. Zulma Souza da Silva
24/05 – Baú de História, Sesc (às 18h30min)

Palestras


17/05
“O uso das tecnologias na pesquisa escolar”
Palestra: Mecanismo On-line para referências, com Msc. Maria Bernardete Martins Alves - UFSC.
Palestra: Pesquisa escolar em base de dados, com Karyn Munyk Lehmkuhl - UFSC.


18/05
”A literatura catarinense e a tecnologia na promoção da leitura”
Palestra: “Recortes da literatura produzida a partir de Santa Catarina, com Viegas Fernandes da Costa - Furb
Palestra: Poesia eletrônica, com Alexandre Venera e Juliana Theodoro - OPIOPTICO.


24/05
“Biblioteca como espaço de aprendizagem e a competência informacional no ensino básico”
”Competência informacional no cotidiano escolar, com Dra. Bernadete Santos Campello - UFMG.


Obs: Todas as palestras iniciam às 19h30min

Repórter: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário