quinta-feira, 13 de maio de 2010

Projeto Pedagogia Hospitalar beneficia estudantes internados no Hospital Santo Antônio

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, oferece o projeto Pedagogia Hospitalar às crianças e adolescentes internados na ala pediátrica do Hospital Santo Antônio. O projeto propõe um trabalho pedagógico para atender estudantes internados que lhes garante continuar estudando, mesmo sem estar na escola, sem prejuízo ao seu aprendizado regular.

O projeto acontece desde 2008 e até o final do ano passado, cerca de 12 alunos eram atendidos semanalmente. Agora, com o atendimento ampliado também para a educação infantil, ou seja, crianças de zero a três anos, mais de 25 crianças são beneficiadas por semana.

O objetivo deste projeto é atender as necessidades de aprendizagem de crianças e adolescentes hospitalizados, de Blumenau e região, prestando serviços educacionais de alto padrão, adaptados a capacidade e condições físicas de cada estudante.

Atividades pedagógicas como leitura, escrita, problemas matemáticos, artes visuais, teatro e música, tem como suporte os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e envolvem as diversas áreas do conhecimento. Após a alta hospitalar, o professor responsável envia o relatório do desempenho e das atividades realizadas à escola de origem do aluno.

A professora responsável pelo trabalho, a mestre em Pedagogia Hospitalar, Fabiana Goldmann, destaca que em Santa Catarina, apenas 11 cidades contam com este tipo de trabalho. “Além de Blumenau, cidades como Joinville, Florianópolis e Chapecó mantêm o projeto Pedagogia Hospitalar”.

Este é um projeto nacional e, em Blumenau, conta com parceiros como a Furb e o Hospital Santo Antônio. Entretanto, a Secretaria de Educação continua aberta para formar parcerias. E, ainda, pessoas que tiverem interesse, podem doar brinquedos educativos para crianças de zero a três anos, livros e jogos infantis e juvenis. Basta entrar em contato com Eliane, pelo telefone 3222-3273.

Repórter: Andressa da Silva

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário