terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Lembranças de Novembro

Os trechos a seguir foram retirados do blog de Giovani Vitória, gerente de comunicação da FMD de Blumenau. www.giovani-vitoria.blogspot.com

Sábado, 22 de novembro de 2008, 10 da manhã.
A chuva não dá trégua em Blumenau. Prenúncio de problemas para cidade. Já são quatro meses de mau tempo e o solo encharcado já começa deslizar de encostas, em vários morros da cidade.
Em Timbó, Pomerode, Indaial e Rio dos Cedros, a cidade de Blumenau conquista suas primeiras medalhas na 48ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A maior competição do esporte amador do Estado seria a penúltima grande competição oficial disputada pela cidade – a maior vencedora da história dos Jasc, em busca do seu 40º título geral, o sexto consecutivo. Um feito fantástico, fechando com chave de ouro um ano vitorioso no esporte blumenauense.

O que parecia ser prenúncio de problemas pela manhã, se transformou em realidade a partir das 3 horas da tarde. Os vigias José Rogério de Oliveira e Jaime Rodrigues se assustaram com a velocidade da subida das águas na região do Galegão e começam a levantar os equipamentos e materiais. Os trabalhos se concentraram no anel inferior. Em pouco mais de 20 minutos, a área já estava alagada, com 1,10 metros de água. “Foi o que conseguimos fazer naquele momento. Corríamos o risco de tomar choque elétrico”, relembra Rogério, com 20 anos de Prefeitura, que providenciou ainda o desligamento imediato da rede elétrica do ginásio e do Parque, onde toda energia é subterrânea.

Na mesma tarde, os trabalhos passaram a se concentrar no Parque Ramiro, onde a água ainda não havia chegado. Mas seus acessos já estavam inacessíveis. Com isso, os veículos começaram a transitar por dentro do próprio parque. Era a última rota de fuga para se alcançar a rua do Fórum e a Marechal Deodoro, no Água Verde. “Saimos correndo do Galegão. Perdi até meu carregador de celular”, relata. Num primeiro momento, a decisão era impedir o tráfego de carros pelo Parque, mas a situação piorou e não teve jeito. “Nós assumimos a responsabilidade naquele primeiro momento, pois a maioria da equipe da FMD estava nos Jogos Abertos, em Timbó”, conta.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário