quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Memória: Bombeiros da Empresa Industrial Garcia



A Empresa Industrial Garcia (que funcionava onde hoje é a Coteminas) mantinha uma equipe de bombeiros que prestaram relevantes serviços à comunidade, não só do Grande Garcia, mas de toda Blumenau a partir de 1929.
A equipe era formada por funcionários da empresa e moradores próximos. O bombeiro era avisado pela sirene que tocava várias vezes. Conseguiam ouvir o chamado até um raio de 3 quilômetros.
O período de atuação dessa guarnição foi anterior à implantação da corporação de bombeiros de Blumenau, que iniciou as atividades em 13 de agosto de 1958.

Foto e texto: Arquivo de Dalva e Adalberto Day)
http://adalbertoday.blogspot.com

2 comentários

Anônimo disse...

Márcio
Você não imagina o quanto este trabalho sobre os Bombeiros nos emociona. Nossa família inteira tinha o maior orgulho de ter um pai, um avô, com tão nobre trabalho. Nessa foto o meu querido pai falecido em 1995 é o primeiro em pé no Ford 1929 de braços cruzados. O nome dele Nicolao Day . Aqui quero render minha homenagem a todos os componentes dessa fantástica guarnição, que foi a primeira de Blumenau. Começou sua atuação a partir de 1919, muito antes do corpo de Bombeiros da cidade que só foi fundado em 1958, quando do incêndio na Prefeitura antiga em Nov/1958. E quem esteve lá para apagar as chamas, os voluntariosos e briosos componentes da Guarnição da Empresa Industrial Garcia. Tocava uma cirene que dava para ouvir em um raio de 3 km da fabrica o famoso apito.Todos eram voluntários, e recebiam treinamentos uma vez por semana, eram trabalhadores, cada um tinha uma função especifica, no caso de meu pai, foi tecelão e depois mestre de tecelagem. Em 1966 a ARTEX ainda era uma pequena empresa com pouco mais de 500 funcionários, e a Garcia já com mais de 3000 funcionários, No dia 26/dezembro deste ano, houve um grande incêndio na ARTEX e quem esteve la para salvar o que foi possível? A valorosa guarnição da GARCIA que ficava ao lado. Em 1974 as duas empresas se uniram. Quero aqui agradecer essa postagem e sua homenagem tão importante.
Parabéns
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

Márcio Volkmann disse...

Depois de ler isso tudo, o que dizer?

Apenas, obrigado por me abastecer com tão ricas e comoventes histórias como essa.

Abraço.

Postar um comentário