quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Oktoberfest: Mais de 370 mil litros de chope para matar a sede

Matéria publicada na edição 320 do Jornal Folha de Blumenau, no dia 30-09-2009

As cervejarias estão prometendo oferecer todas as armas para matar a sede nesta Oktoberfest. Pelo menos essa é a expectativa das seis fábricas artesanais que vão participar da festa e da Brahma - marca do chope oficial. A organização e as choperias estão confiantes para superar o consumo do ano passado, calculado em 373.984 litros da bebida.

Além da Brahma - que projeta vendas de 180 mil litros - estão presentes variedades da bebida produzida pelas cervejarias artesanais de Blumenau, como a Eisenbahn, a Bierland e a Wunder Bier, além da Das Bier, de Gaspar, Schornstein, de Pomerode, e Opa Bier, de Joinville.

Há três anos consecutivos na festa, a Wunder Bier aguarda aumento de 35% nas vendas nos quatro tipos de cerveja que comercializa. De acordo com o cervejeiro da fábrica, Fábio Steinbach, a produção de aproximadamente 18 mil litros mensais praticamente dobra com a chegada da Oktoberfest. “Só nesta semana vamos produzir 8 mil litros que abastecerão a última semana da festa”, conta. O objetivo é ter pelo menos 15 mil litros consumidos pelos foliões.

A Bierland projeta mais além e espera vender, pelo menos, 35 mil litros de chope. Ainda assim, o sócio da empresa, Eduardo Krueger, está receoso que o clima indefinido atrapalhe as vendas. “No ano passado, a venda de 47,5 mil litros nos surpreendeu, porque o tempo chuvoso afastou o público e os restaurantes não estavam vendendo bem”, avalia. A outra blumenauense, a Eisenbahn, incorporada à Schincariol em maio do ano passado, não informou à Folha, até o fechamento desta edição, os números da empresa.

Novidades

Também presente na Oktober, a Opa Bier, de Joinville, quer duplicar a venda dos cinco tipos de chope que oferece ao público. O diretor executivo da marca, Luiz Alexandre de Oliveira, projeta vendas entre 15 a 30 mil litros, no segundo ano de participação na Vila Germânica.

Pelo terceiro ano consecutivo, a gasparense Das Bier aposta no incremento de 20% nas vendas. A empresa estima vender 17 mil litros de chope, diante dos 14,7 mil do ano passado. Como incremento, a marca apresenta o Das Bier Kneipe - pub que seguirá decoração e estilo germânicos - no Setor 1, onde foi construída uma cidade medieval cenográfica.

Quem aposta em novidades também é a Schornstein, de Pomerode, que vai apresentar o recém-lançado chope de trigo Schornstein Weiss. A cervejaria já calcula um incremento de 25% na comercialização de chope - quase 15 mil litros – para a festa deste ano.

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