terça-feira, 23 de março de 2010

Prefeitura participa da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil

Encontro será em Brasília (DF), entre esta terça-feira, dia 23 e quinta-feira, 25, e vai discutir o fortalecimento de uma política nacional. Blumenau terá quatro delegados representando Santa Catarina

“Criação de um fundo nacional de Defesa Civil direto para os municípios”. Esta é uma das propostas que será apresentada pelos 30 delegados de Santa Catarina durante a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que acontece entre esta terça-feira, dia 23 e quinta-feira, dia 25, em Brasília (DF), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

A abordagem foi definida no encontro Estadual realizado no início do mês. A Secretaria de Defesa Civil de Blumenau terá quatro representantes na Capital Federal: o diretor José Egídio de Borba, o major Bombeiro Militar Aldo Baptista Neto, o guarda municipal de trânsito José Luiz Pinheiro e Lenílson Luís da Silva, representando a sociedade.

Segundo Borba, Santa Catarina apresentará 27 propostas em Brasília. Na sua avaliação, o caminho mais viável para que as unidades municipais tenham autonomia e condições de trabalho – que as verbas, liberadas, por meio do Ministério das Cidades, sejam repassadas diretamente para os municípios, sem a intermediação do Estado. “Isso facilitaria nas ações emergenciais”, argumenta o diretor. Ele acrescenta ainda, a importância de incorporar a política de Defesa Civil na grade escolar dos estabelecimentos de ensino municipais.

Constatação: O diretor reforça a importância do encontro nacional para se traçar um perfil da Defesa Civil no país e de suas necessidades. Borba constata, que a unidade de Blumenau é uma das poucas estruturadas em Santa Catarina. “Joinville, por exemplo, ainda está se estruturando. Já muitas cidades da Região do Médio Vale do Itajaí – não têm estrutura”, compara Borba.

A Conferência tem por finalidade fortalecer as atividades de Defesa Civil no País e garantir a sistematização de suas ações. Visa também a revisão e o fortalecimento da Política Nacional de Defesa Civil, tornando-a uma prática de Estado. Borba salienta ainda, que encontro se faz necessário devido ao intenso processo de mudanças climáticas recentes associado à falta de preparação da sociedade como um todo para enfrentar situações de calamidade.

Algumas propostas de SC

Transferência fundo a fundo;

Qualificação do quadro de pessoal;

Criação de um fundo nacional de Defesa Civil;

Sistema de monitoramento meteorológico

Finalidade do encontro

A finalidade da Conferência Nacional é avaliar a situação da Defesa Civil, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. Para isso, o encontro reunirá cerca de 1,5 mil delegados, escolhidos durante as etapas municipais e estaduais.

Repórter: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário