sábado, 27 de março de 2010

Sinal verde para o Viaduto da Mafisa

Prefeitura finalmente conclui desapropriações de terrenos e libera início das obras de acesso no trevo

BLUMENAU - Após sete meses de negociações judiciais, discussão de valores e atrasos, a desapropriação dos nove terrenos que darão lugar ao acesso subterrâneo ao Bairro Itoupavazinha, no Trevo da Mafisa, finalmente chegou à etapa final. Quinta-feira, foi aprovado na Câmara de Vereadores o projeto de lei que repassa as nove áreas para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Com a sanção do prefeito João Paulo Kleinübing, a empresa JM Terraplanagem, responsável pelas obras, pode começar a construção do acesso na SC-474.

Dos nove terrenos, oito foram desapropriados amigavelmente, em negociações com a prefeitura, e um via judicial. Seis proprietários já foram indenizados integralmente e três aguardam a última parcela dos valores, que deve ser liberada semana que vem. Um dos terrenos, onde fica uma ferraria, ainda não foi desocupado. No total, uma área de 14.199,05 metros quadrados será usada para receber o acesso.

De acordo com o Dnit, as obras dessa segunda etapa começarão após a conclusão do viaduto, e também ficarão a cargo da JM Terraplanagem. O órgão, no entanto, afirma que o cronograma e previsão de conclusão do acesso só serão divulgados após o início das obras.

Entrega do viaduto, prevista para março, irá atrasar

Apesar do avanço na liberação dos terrenos, a entrega do viaduto sobre a BR-470, prevista para ocorrer até o final de março, irá ficar para o próximo mês. Segundo o supervisor do Dnit em Rio do Sul, engenheiro Elifas Levi Nolasco Marques, restam o serviço de contenção lateral do acesso do lado das Itoupavas e a pavimentação das duas rampas. Em seguida, o viaduto será aberto para o tráfego de veículos.

– Há uma dificuldade muito grande de trabalho. Nós estamos atrasados devido às condições climáticas e à falta de material dos fornecedores para a empresa – afirma Marques.

O engenheiro detalha que, em janeiro, em razão da chuva, foram apenas nove dias de trabalho na obra, que não puderam ser recuperados nos meses seguintes. A empresa JM Terraplanagem Serviços e Construções também teria tido dificuldades para conseguir junto a fornecedores os 30 mil metros cúbicos de materiais suficientes para erguer o viaduto. Semana que vem, Marques deve vir até Blumenau para vistoriar as obras.

Fonte: Santa

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário