quinta-feira, 25 de março de 2010

Prefeitura investe R$ 557 mil em maquinários para o setor agrícola

Os 10 equipamentos serão utilizados para produção e distribuição de leite. Entrega será neste sábado, dia 27, na sede da Cooperativa Prove de Blumenau, na Vila Itoupava

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico entrega sábado, dia 27, para a Cooperativa Prove de Blumenau, novos equipamentos agrícolas (ver tabela) adquiridos através do Orçamento Geral da união (OGU) – Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa). Com investimento de R$ 557 mil, todo o maquinário vai possibilitar um incremento na economia agrícola do município, principalmente na distribuição e produção de leite, através da parceria com agricultores associados à Cooperativa.

O maquinário que ficará em regime de comodato à disposição da Cooperativa vai beneficiar os 64 agricultores associados da Prove. A contrapartida da Diretoria de Desenvolvimento Rural – da aquisição dos novos equipamentos – será de assistência técnica – como a disponibilidade de veterinários, capacitação dos produtores, etc...

Os novos equipamentos vão proporcionar incremento na renda familiar dos agricultores, como também, viabilizar a entrada no mercado de comercialização. “Os produtos terão melhor qualidade”, resume Josmar Dall´Acqua, técnico agropecuário do Departamento de Desenvolvimento Rural da Sedec.

Geral: O Departamento de Desenvolvimento Rural conta com quatro tratores à disposição dos agricultores. O último foi adquirido ano passado. Blumenau conta atualmente com cerca de 1,2 mil propriedades rurais. A diretoria de Desenvolvimento Rural prepara um trabalho para cadastrar todos os agricultores existentes na cidade e suas respectivas atividades. Pela parceria, o maquinário permanece na propriedade do agricultor até o término dos trabalhos – o que não prejudica a utilização de outros profissionais, pois a maioria das propriedades agrícolas do município é de pequeno porte.

Maquinários
Trator agrícola
Ensiladeira
Caminhão
Furgão
Resfriador
Conjunto pasteurizador
Embaladeira
Tanque isotérmico
Caldeira
Tratamento de efluentes

Cerimonial

Data: 27/03/10

Horário: 11h

Local: Cooperativa Cooperprove

Rua Erwin Manzke, 5.607 – Vila Itoupava

O que é

O objetivo da Cooperativa é a comercialização de produção dos agricultores que participam do Programa de Verticalização da Produção Familiar Rural (Prove), É um programa da Prefeitura cujo objetivo é promover a inclusão social de agricultores familiares, mediante a agregação de valor à produção agrícola, na agroindustrialização artesanal de alimentos, gerando emprego e renda.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário