segunda-feira, 29 de março de 2010

Exposição fotográfica Cidade Geometria - Blumenau em Linhas e Ângulos abre dia 30 de março, na Furb

O Fundo Municipal de Apoio à Cultura abre nesta terça-feira, dia 30 de março às 20h, a exposição Cidade Geometria – Blumenau em Linhas e Ângulos, na Biblioteca Universitária da Furb, que irá expor fotografias de autoria de Mariana Furlan. Em suas fotos, Mariana explora a arquitetura de construções blumenauenses, trazendo fotos do Teatro Carlos Gomes, Catedral São Paulo Apóstolo, Ponte dos Arcos e Ponte de Ferro tiradas em ângulos inusitados que não é normalmente explorado nestes locais.
As 25 fotografias trazem uma proposta que resultou em uma experiência estética, e oferecem pontos de vista novos e intrigantes para os espectadores.

As capturas mostram detalhes, sombras esquecidas, formas escondidas, cantos e quinas e, a partir das mesmas linhas das construções, novas perspectivas foram feitas. Para ressaltar a força da forma e luz, todas as fotos são expostas em preto e branco.
O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, e foi aprovado em 2009 com o apoio da Furb. Ficará exposto no Salão Angelim da Biblioteca Universitária da Furb, no Campus 1, do dia 30 de março e até o dia 10 de abril, seguindo para outros pontos de Blumenau.

Sobre a autora
Mariana Furlan é formada em Jornalismo, pela Univali, e pós-graduada em Fotografia, pela mesma universidade. Atualmente, trabalha como editora no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau. Esta é a primeira exposição da aspirante a fotógrafa.
Para compor as imagens, a autora usou a estética inspirada no Construtivismo, surgido no começo do século 20. O movimento artístico que teve grande força na Rússia trouxe à fotografia a valorização do que é concreto, da arquitetura, da geometria e abriu espaço ao abstracionismo.

Mais informações pelo e-mail cidadegeometria@yahoo.com.br

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário