domingo, 21 de março de 2010

Tenistas da França e de Porto Rico levam os títulos da Copa Gerdau

Mathias Bourgue, no masculino, e Monica Puig, no feminino, venceram nos 18 anos

Porto Alegre/RS – O francês Mathias Bourgue e a porto-riquenha Monica Puig conquistaram os títulos dos 18 anos da 27ª Copa Gerdau de Tênis, encerrada neste domingo, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Bourgue sagrou-se campeão ao ganhar do checo Jiri Vesely, 11º cabeça-de-chave, em dois sets, parciais de 6/3 e 7/6 (2), em 1h58min. Puig levantou a taça ao derrotar a norte-americana Jessica Pegula de virada, parciais de 2/6, 7/6 (5) e 6/3, em 2h20minutos de confronto.

Mathias Bourgue, 16 anos completados em janeiro deste ano e atual 151º do ranking mundial, estava muito feliz. “Eu queria muito ganhar este título”, assegurou. E não era para menos: a vitória na Copa Gerdau lhe garante presença nos campeonatos júniors de Roland Garros e de Wimbledon. Além disso, por ser filho de brasileira, a conquista tinha um sabor especial. “Quando soube que estaria na Gerdau, queria muito jogar bem aqui, no Brasil. Não imaginava que chegaria ao título”, comentou.

A partida contra o canhoto Jiri Vesely, que completará 17 anos em julho, foi difícil, assim como os demais confrontos que Bourgue disputou na Copa Gerdau, derrubando alguns dos principais favoritos ao título, como o argentino Renzo Olivo e o brasileiro Guilherme Clezar. O título veio somente no oitavo match-point. “Agora, com esta conquista, eu sei qual é o meu nível no tênis e quero seguir em frente, quero ganhar outros títulos”, afirmou Bourgue, que tem no brasileiro Guga Kuerten o seu ídolo no tênis.

Para conquistar o título na Copa Gerdau o francês Bourgue derrotou o brasileiro Bruno Sant’Anna por 7/5 e 7/6 (3), o argentino Renzo Oliva por 7/6 (3), 5/7 e 6/4; o boliviano Hugo Dellien por 6/3, 3/6, 6/4; o brasileiro Guilherme Clezar por 6/3, 6/7(9) e 6/4, o peruano Duilio Beretta por 7/5, 3/6 e 6/3, e o checo Jiri Vesely.

MONICA PUIG – Tão logo marcou o ponto da vitória sobre a norte-americana Jessica Pegula - 2/6, 7/6(5) e 6/3 - a porto-riquenha Monica Puig se deitou na quadra, cobriu o rosto com as mãos e chorou. Estava muito emocionada com a conquista. Foi a terceira final que disputou neste ano, mas nas anteriores, na Costa Rica e no México, deixou o título escapar. “Nas outras decisõesnão entrei em quadra com confiança. Desta vez foi diferente. Entrei acreditando em mim”, comentou. Não por acaso, Monica tinha a expressão “I believe (eu acredito)” escrita no grip de sua raquete. Monica também estava emocionada porque lembrou muito de sua avó, que está hospitalizada. “Eu dedico esta vitória a Mamami”, disse.

A porto-riquenha de 16 anos e segunda cabeça-de-chave na Copa Gerdau e nona no ranking mundial júnior, estava satisfeita com a sua capacidade de superação na partida final. Perdeu o primeiro set, marcado por sucessivas quebras de serviço. “Quando começou a segunda série do jogo, pensei que tinha que virar a página e começar de novo”, comentou. “No terceiro set, vi que era a chance que eu tinha de conquistar um título e joguei com muita vontade, com muita garra”, completou.

Para comemorar o título na Gerdau, Monica ganhou da russa Daria Salnikova por 6/4 e 7/6 (6); da britânica Elisha Gabb por 6/1 e 6/2; da chilena Fernanda Brito, por 6/1 e 6/4; da eslovaca Anna Karolina Schmiedlova por 4/6, 6/3 e 6/1; da colombiana Yuliana Lizarazo, por 6/3 e 6/2; e da norte-americana Jessica Pegula.

OUTRAS CATEGORIAS - Se nos 18 anos o título da Copa Gerdau ficou nas mãos de estrangeiros, o Brasil conseguiu vencer nos 12 anos masculino e feminino, com Orlando Luz, do Rio Grande do Sul, e Julia Iarocrinski, do Paraná, e nos 14 anos masculino, com o baiano Silas Araujo Cerqueira. Confira a galeria dos campeões da Copa Gerdau deste ano:

GALERIA DOS CAMPEÕES - 27ª COPA GERDAU DE TÊNIS
CHAVES DE SIMPLES
12 anos SM - Orlando de Moraes Luz (BRA/RS) d. Leonardo Menezes (BRA/BA) - 6/3 6/0
12 anos SF - Julia Iarocrinski (BRA/PR) d. Nicole Souza (BRA/RJ) - 6/0 6/3
14 anos SM - Silas Araujo Cerqueira (BRA)/BA d. Facundo Alvo (ARG) - 6/3 6/0
14 anos SF - Camila Giangreco (PAR) d. Suellen Abel (BRA/RS) - 6/1 6/1
16 anos SM - Jorge Panta (PER) d. Felipe Gigliotti (BRA/SP) - 6/0 6/2
16 anos SF - Maria Paula Deheza (BOL) d. Maria Ines Deheza (BOL) - 6/1, 7/5
18 anos SM - Mathias Bourgue (FRA) d Jiri Vesely (CZE) - 6/3, 7/6(2)
18 anos SF - Monica Puig (PUR) d. Jessica Pegula (USA) - 2/6, 7/6(5), 6/3

CHAVES DE DUPLAS
14 anos DM - Rafael Coutinho / Chirstofer Gonçalves (VEN) d. Facundo Alvo / Lautaro Pane (ARG) - 2/6, 6/1, 15/13
14 anos DF - Campeãs: Ailén Crespo / Ana Gobbi (ARG); Vices: Camila Giangreco / Sara Gimenez (PAR) - WO
16 anos DM - Campeões: Jonathan Gonzalez(VEN)/ Sebastian Sanchez (COL); Vices: Jorge Panta / Daniel Santos (PER) - WO
16 anos DF - Maria Ines Deheza / Maria Paula Deheza (BOL) d. Guadalupe Rojas / Francesca Rescaldini (ARG) - 6/2, 6/4
18 anos DM - Campeões: Filip Horansky / Jozef Kovalik (SVK) d. Duilio Beretta (PER) / Roberto Quiroz (ECU) - WO
18 anos DF - Jana Cepelova / Vivien Juhaszova (SVK) d. Royg Cepede (PAR) / Monica Puig (PUR) - 6/3, 3/6, 10/6

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre - 27ª Copa Gerdau de Tênis teve o patrocínio da Gerdau e Citi, apoio da IBM e SAP, Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte, apoio da Versant Água Mineral Natural e Gatorade, organização da ProTenis Promoções Esportivas e realização da Aldea. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.copagerdau.com.br . A Copa Gerdau de Tênis está entre os nove mais importantes torneios juvenis do mundo, ao lado de Wimbledon, Roland Garros, US Open, Australian Open, Orange Bowl, Italian Open, Osaka Cup e Casablanca Cup, contando pontos como um evento do Grupo A na categoria 18 anos, a mais alta graduação. Neste ano, o evento teve a participação de mais de 800 atletas de 47 países.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário