A Secretaria da Assistência Social, da Criança e do Adolescente, tem um serviço de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, através do Programa Sentinela, que assiste a crianças, adolescentes e familiares. O Sentinela atende crianças ou adolescentes vítimas de violência física, sexual e exploração sexual, bem como seus familiares. O Programa presta atendimento mensal a cerca de 300 crianças e adolescentes, envolvendo um contexto familiar de cerca de mil pessoas.
Segundo estatísticas da Secretaria, 57% da violência sexual acontece no ambiente doméstico tendo como principais agressores pessoas de confiança da criança ou adolescente como pais (16%) padrastos (14%) irmãos (5.1%) avós (4.4%) outros familiares (17%) vizinhos, amigos da família, entre outros (43.5%). Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos do sexo feminino, são as maiores vítimas da violência sexual com 66% das agressões desta natureza.
Os atendimentos são feitos de forma individual, familiar, através de visitas, grupos de apoio psicossociais e articulações com a rede sócio-assistencial. O programa atua também na prevenção da violência infanto-juvenil. Segundo o secretário de assistência social, Mário Hildebrandt, o objetivo da Secretaria, através do Programa, é o de levar mais informações a crianças e adolescentes sobre como agir diante de situações de violência sexual e trabalhar a conscientização dos familiares. “Quanto mais informação chegar a este público, melhores serão os resultados do Programa. Nossa grande arma contra estas situações é a conscientização”, assinala.
Repórter: Viviane Roussenq
terça-feira, 18 de maio de 2010
Semascri tem serviço de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
- Secretaria de assistência social alerta governo de Alagoas
- Secretaria de assistência social alerta governo de Alagoas
- Direitos das Crianças e dos Adolescentes é tema de reunião com 50 famílias no CRAS do Garcia nesta terça-feira, 06
- Lixo se transforma em brinquedo nas moradias provisórias
- Semascri realiza reunião com primeiras famílias pré-selecionadas para apartamentos da Itoupavazinha
- Semascri faz Bazar Solidário Itinerante na Itoupavazinha
- Semascri não terá expediente na sede nesta sexta-feira, 25
- Semascri faz mais Bazar Solidário Itinerante no CEI Hercília Krug, no Progresso, nesta quinta-feira, 24
- Semascri desenvolve segunda etapa de Projeto que aborda temas de saúde nas moradias provisórias a partir de segunda-feira, 19
- Semascri reúne 110 crianças e adolescentes em Jogos de Inverno no ginásio Galegão, neste sábado, 17
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!