terça-feira, 18 de maio de 2010

Semascri tem serviço de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil

A Secretaria da Assistência Social, da Criança e do Adolescente, tem um serviço de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, através do Programa Sentinela, que assiste a crianças, adolescentes e familiares. O Sentinela atende crianças ou adolescentes vítimas de violência física, sexual e exploração sexual, bem como seus familiares. O Programa presta atendimento mensal a cerca de 300 crianças e adolescentes, envolvendo um contexto familiar de cerca de mil pessoas.

Segundo estatísticas da Secretaria, 57% da violência sexual acontece no ambiente doméstico tendo como principais agressores pessoas de confiança da criança ou adolescente como pais (16%) padrastos (14%) irmãos (5.1%) avós (4.4%) outros familiares (17%) vizinhos, amigos da família, entre outros (43.5%). Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos do sexo feminino, são as maiores vítimas da violência sexual com 66% das agressões desta natureza.

Os atendimentos são feitos de forma individual, familiar, através de visitas, grupos de apoio psicossociais e articulações com a rede sócio-assistencial. O programa atua também na prevenção da violência infanto-juvenil. Segundo o secretário de assistência social, Mário Hildebrandt, o objetivo da Secretaria, através do Programa, é o de levar mais informações a crianças e adolescentes sobre como agir diante de situações de violência sexual e trabalhar a conscientização dos familiares. “Quanto mais informação chegar a este público, melhores serão os resultados do Programa. Nossa grande arma contra estas situações é a conscientização”, assinala.

Repórter: Viviane Roussenq

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário