Interessante a matéria abaixo, retirada do Jornal de Santa Catarina desse fim de semana. Repórter: Júlia Borba
Nos primeiros cinco meses deste ano, 32 novos estabelecimentos, entre salões e barbearias, abriram em Blumenau
BLUMENAU - Em frente ao espelho, a professora de artes plásticas Célia Maria da Conceição Silva acompanha o estilista de cabelo Osmar Herbst Junior fazer arte com os fios. A cada movimento da tesoura, o profissional dá um novo formato ao visual da mulher, que sorri satisfeita. A vontade de se sentir bem consigo mesma leva Célia, e milhares de outras blumenauenses, aos salões de beleza diariamente, impulsionando a expansão deste mercado.
Nos primeiros cinco meses deste ano, 32 novos estabelecimentos, entre salões de cabeleireiros, barbearias e estéticas, abriram em Blumenau. O número de alvarás liberados pela prefeitura para este setor em 2009 representa 20% a mais do que o registrado no mesmo período de 2008. Em 35 bairros da cidade estão espalhados 625 estabelecimentos de beleza.
A proliferação dos salões de beleza é notória em todas as regiões de Blumenau. Segundo o gerente de Fiscalização Tributária do município, Albio Momm, no Centro, 120 estabelecimentos estão credenciados. No Distrito do Garcia, há mais de uma centena. Só na Rua da Glória, em menos de um quilômetro de caminhada, a partir do Terminal Garcia, podem ser encontrados oito salões de beleza e uma sala de depilação.
– Esse é um mercado rentável nos bairros. As classes C e D, que tiveram maior expansão na massa salarial, frequentam mais os salões. E a dificuldade de se conseguir um horário nesses locais é uma prova de que existe uma demanda maior do que a oferta – avalia o economista e professor da Furb Ralf Marcos Ehmke.
Para a proprietária do Líbios cabeleireiros, na Rua 7 de Setembro, Evanilde Furlani, que está há 25 anos no mercado, o crescimento do setor é reflexo do comportamento das mulheres, que cada vez mais buscam inovar o visual e realçar a beleza. Ela conta que há clientes que gastam R$ 2 mil reais por mês, mas há também aquelas que chegam a gastar o mesmo valor numa única aplicação de megahair (técnica para alongar os cabelos).
– Tem a cliente que viu um produto de marca na revista e imediatamente o procura no salão. Mesmo sem saber se o produto será bom ou ruim para o cabelo, ela compra. A mulher quer mesmo experimentar as novidades – salienta a profissional.
domingo, 14 de junho de 2009
Barba, cabelo e bigode !
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