domingo, 28 de junho de 2009

Blumenau briga pela sede dos JEBs

Blumenau disputa com outras cinco cidades do País a possibilidade de ser a cidade-sede da 5ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que será realizada em novembro de 2010. A competição reúne mais de 3 mil atletas que cursam o Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos, nos quatro cantos do Brasil, durante 10 dias. Também estão no páreo Campo Grande (MT), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Nova Friburgo (RJ) e Maringá (PR).

Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estiveram na cidade nos últimos dias para averiguar as instalações esportivas da cidade. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Galdino, apesar dos problemas na estrutura esportiva da cidade, em virtude da tragédia de novembro, os organizadores gostaram do que viram.

“Eles conheceram nossos problemas, como no Sesi, por exemplo, com as quadras, piscinas e a pista de atletismo. Mas, sabem que eles serão resolvidos. Além disso, elogiaram muito as estruturas do Galegão e da Vila Germânica”, garante.

Segundo Galdino, a cidade leva vantagem em relação às concorrentes pelo fato de concentrar a maior parte dos locais de competições em um raio de 1,5 quilômetro. “Temos o Galegão, a Vila Germânica que será transformada em arena, a Furb e o Vasto Verde muito próximos uns dos outros, coisa que as outras cidades não têm”, aponta.

O resultado da cidade escolhida será divulgado em meados de agosto. O dirigente lembra que a cidade disputa também a sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) do próximo ano, competição que Blumenau já foi sede em 2007, e que será disputado em dezembro, logo após os JEBs.

“No JUBs, concorremos apenas com Nova Friburgo”, cita, destacando, porém, que gostaria de receber a competição escolar. “Com os Jogos Escolares, temos a possibilidade de desenvolver um trabalho além do esportivo, pois planejamos uma série de outras atividades. Além disso, penso que temos a vantagem do know how dos JUBs de 2007”, emenda.

Investimento e resultado

Conforme estimativas feitas com base no projeto apresentado pelos dirigentes blumenauenses, a competição custaria aos cofres públicos cerca de R$ 300 mil, montante que deve ser investido em infraestrutura e transporte.

Em contrapartida, calcula-se que haverá incremento de aproximadamente R$ 3,5 milhões na economia local, com a ocupação total da rede hoteleira por 10 dias, além do investimento no comércio varejista e nos estabelecimentos dos setores de serviço, como bares, restaurantes e demais.

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário