domingo, 28 de junho de 2009

Nova via desafogará o fluxo, dizem especialistas

A confirmação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil de manter o interesse em construir um conjunto de prédios próximo ao Parque Natural São Francisco - conforme compromisso firmado com o Município através da Lei Complementar 99, de 1995 - surge como uma alternativa para desafogar o fluxo de veículos que transitam na região central da cidade.

Como contrapartida, os franciscanos devem fazer o prolongamento da rua Ingo Hering - situada ao lado do Shopping Neumarkt -, até o bairro Bom Retiro.

O secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri (DEM), reconhece que a via faz parte dos planos de desenvolvimento do município, já que desafogaria o trânsito no Centro da cidade, principalmente no entorno do Shopping Neumarkt. “Toda nova via é importante para o fluxo do trânsito, mas essa em especial, porque vai criar um novo acesso para os carros que desejam ir em direção à Velha, via bairro Bom Retiro”, comenta.

De acordo com o secretário, o plano inicial é de que a via tenha duas pistas e que o trânsito flua em mão única, no sentido Centro-Bom Retiro. No entanto, prevê dificuldades para a realização do prolongamento. Segundo ele, a topografia da região é bastante acidentada e teria sido bastante atingida durante a tragédia de novembro do ano passado.

A importância do prolongamento da via também é destacada pelo engenheiro Ivo Rogério Reinhold, professor universitário e especialista em tráfego e transportes. “Resta saber a dimensão da via, quantas pistas deve ter e quais pontos ela vai ligar, mas não resta dúvidas de que desafogará o trânsito central”, diz, destacando que, diariamente, segundo estudos desenvolvidos por ele, mais de 100 mil veículos trafegam pelas três principais vias do Centro: alameda Beira-Rio e ruas XV de Novembro e Sete de Setembro.

Novas pontes

No entanto, Reinhold aponta que o maior problema do trânsito da região central é a ausência de pontes ligando as duas margens do rio Itajaí-Açu. Para o especialista, a Ponta Aguda tem vias ociosas, como a rua Uruguai - que serve de acesso à Prainha -, que poderia servir como via central para desafogar o trânsito.

Balistirei concorda com o raciocínio de Reinhold e destaca que o Município já tem estudos que prevêem a construção de uma nova ponte, ligando as ruas Rodolfo Freygang (no Centro) e Chile (na Ponta Aguda).

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário