segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ponte de Ibirama será liberada no final de Julho

Hoje faz um mês que caminhões estão proibidos de passar pelo Km 117,8 da BR-470, em Ibirama

IBIRAMA - A interdição da ponte sobre o Rio Hercílio para caminhões acima de cinco toneladas, no Km 117,8 da BR-470, completa hoje um mês. A recuperação dos pilares de sustentação da ponte iniciou no fim de semana. Ontem à tarde, três homens montavam, em volta de dois pilares mais danificados, uma estrutura de barras de ferro e tábuas de madeira que servirá como plataforma para próximos procedimentos. Submerso, o montador Vandir de Oliveira resistia ao frio. A profundidade da água abaixo dele era de dois metros. Só com a cabeça para fora, ele retirava o limo sobre o concreto do pilar com uma escova de aço para permitir maior aderência do cimento a ser aplicado. A liberação da ponte deve ocorrer no final de julho.

O trabalho para a recuperação dos pilares é minucioso e demorado. A situação é lamentada pela Federação das Empresas de Transportes de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc). Apesar de não ter um relatório sobre os prejuízos, a entidade calcula um aumento de R$ 600 no frete com o desvio em 300 quilômetros pela BR-282.

– Não há fiscalização adequada para excesso de cargas e quem paga o preço é a sociedade. A responsabilidade deveria ser atribuída a quem é responsável pela fiscalização e não faz – diz o presidente da Fetrancesc, Pedro José de Oliveira Lopes.

O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em Rio do Sul, Elifas Marques, admitiu que a obra “ainda está numa fase preliminar”. Segundo ele, a mudança do projeto inicial, que previa o escoramento metálico, contribuiu para o atraso:

– A coordenação de obras especiais em Brasília entendeu que havia risco neste procedimento. Decidiu-se então recuperar toda a ponte. Houve uma mudança de plano.

Considerada obra emergencial, a recuperação da ponte passou por trâmites burocráticos e exigências legais do Tribunal de Contas da União. Após a apresentação de orçamentos de três empresas, a A.Gaspar, especializada em pontes e viadutos, venceu a licitação. A obra está orçada em R$ 13 milhões.

– Será uma reforma ampla e geral, não apenas no pilar com rachaduras. Vai incluir o reforço da fundação, pilares, alargamento da pista, construção de passarelas. As obras vão garantir o aumento da capacidade de carga da ponte – explica Iziquia Constantino, engenheiro da empresa.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário