sábado, 20 de junho de 2009

Entrevista do Blog: Ana Paula Siebert, do programa O Aprendiz, da Record



Na entrevista de hoje, Ana Paula Siebert. Blumenauense, 21 anos, acadêmica de Direito na FURB, e que representou muito bem nossa cidade na última edição do programa O Aprendiz.

Blog Nova Blumenau - Olá ! Obrigado por ter aceito participar dessa entrevista. Pra começar, defina a Ana por ela mesma.

Ana Paula Siebert - Sou uma pessoa de bem comigo mesma, acredito que esse é o segredo para felicidade. Antes de qualquer coisa você deve gostar de si mesmo. Assim estará preparado para enfrentar desafios, alcançar suas metas, se superar, trabalhar, se divertir, viver bem e fazer as pessoas que estão ao seu lado felizes.

BNB - O que fez você inscrever-se no programa O Aprendiz?

A.P.S. - Eu estava em São Paulo com um casal de amigos e passamos em frente ao hotel onde os aprendizes ficam confinados. Meus amigos comentaram que o próximo programa seria destinado à universitários. Fiquei super empolgada, faltavam apenas 2 semanas para o término das inscrições quando me inscrevi. Sabe quando a gente sente que vai chegar lá, eu sentia uma energia muito boa. Sempre busquei grandes oportunidades na minha vida, o Aprendiz 6 seria uma delas.



BNB - E você contou com apoio total da família e do namorado ? Como foi que ficou sabendo que estaria entre as selecionadas pra participar do programa?

A.P.S. - Tudo que minha família e meu namorado desejam é a minha realização, por isso o apoio para participar do programa foi total. Foi muita engraçada a maneira como fiquei sabendo que tinha sido pré-selecionada. Recebi várias ligações de São Paulo durante uns 3 dias, porém eu não atendia achando que era para vender promoções, cartão de crédito, etc. Um dia eu estava ocupada e minha irmã atendeu, era uma moça da Record, contando a novidade. A partir daí comecei a participar das eliminatórias, fui duas vezes a São Paulo, uma delas para entrevista e dinâmica em grupo e outra para entrevista individual com o diretor do Aprendiz. Essa última etapa é gravada, então Roberto Justus e os diretores da Record escolhem os participantes. Uma semana depois de ter participado da última fase, recebi uma ligação, a pessoa me perguntou se eu sabia quem estava falando, eu não reconheci, era Roberto Justus. Ele se identificou e perguntou se eu queria participar do Aprendiz 6 ou daria a minha vaga para alguém. Quase morri do coração, chorava, suava, tremia, foi uma sensação inexplicável...

BNB - Qual a sua impressão ao ver Roberto Justus pela primeira vez?

A.P.S. - Eu e os outros participantes já estávamos confinados uns 5 dias quando conhecemos Roberto Justus. Foi no anúncio da primeira tarefa que nós o vimos pela primeira vez. Eu estava muito concentrada, poderia repetir todas as palavras que ele falou, não queria me distrair por um segundo. Foi naquele momento que eu realmente acreditei no que estava acontecendo, deu um friozinho na barriga!

BNB - E depois de toda sua participação, como você definiria Roberto Justus ?

A.P.S. - Não posso negar que Roberto Justus é extremamente crítico e objetivo, com ele não existem “meias palavras”. Porém acima de tudo ele é um homem de um caráter indiscutível, é educado, inteligente, sincero, respeita muito as pessoas e busca sempre tomar a atitude mais justa. Vocês podem não acreditar, mas nos momentos de lazer ele é divertido, simpático e engraçado. Eu o admiro demais, aprendi demais com ele. Por trás daquele empresário e apresentador “durão”, existe uma pessoa bondosa e com um coração enorme. Com certeza merece todo o sucesso.

BNB - Qual a prova que considerou a mais complicada ?

A.P.S. - Todas as provas são muito complicadas, pois testam a capacidade de jovens quase que sem experiência; somos avaliados por profissionais que exigem um trabalho perfeito. Porém a prova mais difícil na minha opinião foi a do “Exército”. Mesmo com fome, sede, cansaço e muita pressão psicológica, tínhamos que raciocinar rápido, ao mesmo tempo que era testada nossa capacidade de superação. No meu caso para piorar ainda mais a situação eu era a líder. Com toda pressão eu precisava levar a minha equipe até o final. Quando eles não entendiam algo, eu era obrigada a entender, afinal eu era a “xerife” e se não soubesse recebia broncas do tenente. Passamos o segundo dia com a roupa molhada, a mochila era pesada e machucava as costas e o todos estavam com os pés cortados por causa do coturno apertado. Durante vários momentos achei que não conseguiria chegar até o final, cada passo era uma vitória.

BNB - Fez alguma amizade que levou pra fora do programa? E inimizade? rss

A.P.S. - Tenho saudades de todos os participantes, cada um com seus defeitos e qualidades. A convivência é muito intensa durante um período em que estamos sem família, amigos, namorado, sem ninguém; então naquele momento eles eram minha família. Com certeza fiz amizades, e nenhuma inimizade. Trabalhamos juntos, vencemos, perdemos, brigamos, viajamos, rimos e choramos; adoro todos eles.

BNB - Tem algo que você se arrependeu durante o programa, e que gostaria de corrigir se fosse possível ?

A.P.S. - Com certeza depois dessa experiência que vivi algumas atitudes seriam diferentes. Mas eu não sou do tipo de pessoa que se arrepende do que fez, eu acredito que é errando que se aprende. Se hoje eu entrasse no Aprendiz novamente com certeza algumas atitudes seriam um pouco diferentes, mas naquele momento eu não posso dizer que mudaria algo, eu fiz o que achava coerente no momento.

BNB - Qual maior ensinamento que você teve durante sua participação ?

A.P.S. - Eu aprendi demais, se fosse falar tudo que aprendi poderia escrever um livro! Aprendi a negociar melhor, vender, criar, inovar, argumentar e defender minhas idéias, a ouvir e avaliar as idéias dos outros, etc. Aprendi principalmente a focar nos meus objetivos e descobrir os melhores meios de alcançá-los. Hoje encaro os problemas de uma forma muito diferente, tem que ser algo muito grande para realmente ser nomeado de “problema”. Algumas pessoas costumam reclamar muito e fazer pouco.

BNB - Teve alguma, ou algumas situações engraçadas nos bastidores? Conte pra nós.

A.P.S. - Os bastidores são engraçados, principalmente durante as recompensas, pois no desenvolver das tarefas quase não falamos com a produção, tudo é levado muito a sério. Nos momentos de lazer é que conhecemos o lado divertido e descontraído das pessoas, mas o contato com produtores e equipe técnica durante o programa é mínimo, para não criar intimidade e influenciar na seriedade do programa.

BNB - No vídeo que ilustra a entrevista, temos os seus últimos 15 minutos no programa. Você acha que sua resposta quanto ao destino que daria ao prêmio, foi mesmo decisiva para o veredito final ? O que sentiu naquele instante ?

A.P.S. - Todos me falam, nossa Ana Paula por que você disse aquilo? Quando o programa está no final é muito difícil para o Roberto demitir alguém. As demissões acontecem por um fio, por uma palavra dita na hora errada. Naquele momento ele tinha que tirar alguém, e uma sala comigo e com a Karina não foi fácil. Ele mesmo disse nos bastidores que seria a sala mais difícil do programa. Eu fui muito tranqüila e tudo que falei foi com sinceridade. Quando disse que um dia queria ter meu negócio dei para ele um ótimo argumento para me demitir. Enquanto a Karina também quer ter o negócio dela (agência de publicidade), mas ficou falando que tem o sonho de trabalhar com ele, assim como a Marina que venceu o programa. Se vocês assistirem no site o vídeo de abertura da vencedora ela deixa claro que um dia vai ter sua própria agência de publicidade. Nós ficamos em média 2 horas e meia na sala de reunião, até que ele ache um motivo para demitir. Se hoje ele me perguntasse novamente eu responderia a mesma coisa, mas utilizaria argumentos diferentes.

Abaixo, o vídeo em que Ana Paula e Karina ficam sabendo quem será uma das finalistas da sexta edição do O Aprendiz


BNB - Depois de todos elogios que recebeu de Roberto Justus, você deve se sentir mais confiante para sua carreira. A partir de agora quais seus planos profissionais?

A.P.S. - O Roberto sempre mostrou gostar muito da minha personalidade, e deixou isso claro quando após minha demissão disse que eu me pareço muito com ele. Eu realmente não fico esperando as coisas acontecerem, eu corro muito atrás, ele gosta de gente assim. Com certeza é muito bom ouvir tantos elogios de alguém tão inteligente e bem sucedido, eu fico muito feliz, trabalhei para isso e fico satisfeita em ser reconhecida. Sobre os meus planos não sei exatamente o que vou fazer, propostas estão aparecendo, penso, avalio, quero seguir o caminho que me leve não só ao sucesso profissional, quero acima de tudo amar aquilo que for fazer.

BNB - Se você pudesse dar um conselho apenas, para quem quiser se inscrever para o próximo Aprendiz, qual seria?

A.P.S. - Eu diria que se tivesse uma segunda oportunidade de participar do Aprendiz não pensaria duas vezes, embarcaria no primeiro avião. Só quem participa pra saber o que significa e quanto vale a pena. O Aprendiz 7 será novamente para universitários, os jovens devem se inscrever e acreditar que vão chegar lá; ser determinados, esforçados, concentrados e aproveitar cada segundo dessa experiência ímpar. E um conselho para quem entrar, não entre pensando em agradar o Roberto Justus; seja você mesmo, tenha atitude, trabalhe muito e o reconhecimento será conseqüência.

BNB - E sobre Blumenau? O que gosta de fazer aqui ? Já que você se definiu acima, defina também o que representa Blumenau pra você.

A.P.S. - Blumenau é a cidade onde eu nasci, cresci, vivi e amo de coração. Sempre brinco que quando viajo conheço lugares incríveis, mas é difícil achar alguma cidade que eu trocaria por Blumenau. É uma cidade linda, charmosa, aconchegante e limpa. É aqui que eu me sinto bem, tenho minha família e meus amigos. Quando fico algum tempo longe sinto muita saudade, chamo todos para visitarem. Convidei todos os aprendizes e a equipe do programa para a Oktoberfest, espero que eles venham!

BNB - Muito obrigado pela atenção, Ana. Fique à vontade pra deixar seu recado pros leitores.

A.P.S. - Bom, para finalizar quero agradecer de coração a todos que torceram por mim. Fiquei muito feliz quando voltei e vi que a torcida Blumenauense foi forte! Com certeza a energia positiva que vocês me mandaram foi muito importante. Espero ter representado e dado muito orgulho a minha cidade. Um grande abraço e sucesso para todos!

Gostou? Então acompanhe o Blog também pelo TWITTER, e/ou receba as novidades diariamente assinando nosso FEED, na parte superior do blog.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário