sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Atendimento coletivo a gestantes é nova ação da Semascri às sextas-feiras

A Secretaria da Assistência social, Criança e Adolescente desenvolve desde o último dia 25 de setembro, uma nova ação integrada aos Programas de Proteção Básica: o atendimento coletivo a gestantes que ocorre sempre às sextas-feiras, a partir das 8h30min na sala de reuniões da Secretaria (rua Antônio da Veiga, nº 439, bairro Victor Konder).

As gestantes passam por avaliação sócio econômica das assistentes sociais da Semascri, que estabelece como critério para atendimento o per capta de até meio salário mínimo. A faixa etária é bem diversificada, de adolescentes a mulheres maduras, mas todas têm algo em comum: muitas dúvidas e necessidade de orientação, desde o nome que darão aos filhos até o encaminhamento de documentação para acesso a benefícios dentro e fora da Política de Assistência Social.

“De 16 gestantes que participaram dos dois atendimentos, apenas uma teve a gravidez planejada. Mais do que informação, elas querem momentos em que compartilhem afetividade. Nosso desafio é estimular estas futuras mães a se prepararem tanto para a chegada dos bebês quanto para o bom relacionamento com seus filhos e família”, avalia o secretário de assistência social, Mário Hildebrandt.

São temas abordados no atendimento coletivo: Pré-Natal, Direito da Mãe e do Bebê, pensão alimentícia, Auxílio Maternidade (INSS), Renda Natalidade e auxílio alimentação, benefícios repassados pela Secretaria de Assistência Social, Registro Civil, entre outros.

Ao final do atendimento, gestantes dentro dos critérios da Semascri, recebem uma cesta básica e as demais, um kit enxoval composto por cobertores, roupas de bebê e fraldas.

Repórter: Viviane Roussenq

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário