sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Oktoberfest conta com a participação de 34 Clubes de Caça e Tiro

As tradições germânicas, principais atrações da Oktoberfest, estão em destaque nesta 26° edição. Os populares "Clubes de Caça e Tiro", ou Associações de Atiradores, responsáveis pela conservação dos costumes dos colonizadores de Blumenau, ajudam, diariamente na organização da festa.

Turistas e blumenauenses que aproveitam os 18 dias da festa, são atendidos por 34 Clubes e 1.600 associados tradicionalistas. O trabalho empregado por este grupo de colaboradores, entretanto, não se limita a colorir os pavilhões do Parque Vila Germânica, local onde ocorre a maior festa alemã das Américas, passeando com belos trajes germânicos. Toda a temática da Oktober envolve os Clubes.

Nos seis desfiles, por exemplo, a presença de 18 associações de atiradores é marcante. A rua XV de Novembro, no Centro do município, recebe as histórias dos grupos que, por algumas décadas vêm trabalhando para manter em alta a maneira de viver daqueles que chegaram aqui em 1850, com o colonizador Dr. Blumenau.

Uma destas associações, que representa bem a força da tradição germânica no município é o Clube Social Recreativo Caça e Tiro Garcia Jordão, um dos mais antigos. Fundado em 30 de maio 1880, nasceu após os moradores da época sentirem a necessidade de permear a cultura trazida da Alemanha para as futuras gerações. Entre as atividades que ainda hoje permanecem vivas na rotina do Clube estão: bocha, futebol suíço, tiro, grupo folclórico e sociais.

Para conhecer a história de todas as Associações de Atiradores que participam da festa, ou mais detalhes sobre os Clubes blumenauenses, acesse: www.clubesdecacaetiro.com.br.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário