sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Oktoberfest se consagra como festa da segurança

Por mais um ano seguido a Oktoberfest se consagra como uma festa segura, onde turistas e blumenauenses podem aproveitar com tranquilidade. Ações integradas da Comissão de Segurança, junto com o Corpo de Bombeiros, e as Polícias Civil e Militar garantem que o público faça da festa um espetáculo de alegria e tradições.

Os baixos índices de ocorrências não deixam dúvidas sobre a eficiência das ações. Nos primeiros sete dias de festa, a Polícia Militar não teve registros na área interna do Parque. Já na Polícia Civil, os números mais significantes são referentes a perda de objetos. Ao todo, foram resgistrados 46 extravios. A boa notícia, é que 18 desses objetos já foram devolvidos a seus donos. No Corpo de Bombeiros o número de atendimentos também é pequeno, com apenas cinco registros.

De acordo com Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, os índices positivos de segurança são resultado de um trabalho contínuo. “Este ano tentamos melhorar ainda mais o quesito segurança, fundamental para que os festeiros possam aproveitar a festa”.

Além da Polícia, outras equipes trabalham para garantir que a Oktoberfest ocorra sem transtornos. Walfredo Balistieri, presidente da Comissão de Segurança, destaca a importância de outros setores, como as equipes de ambulatório e limpeza. “É fundamental que todos os grupos estejam orientados para atuar na festa. A integração faz com que as ações planejadas sejam efetivadas de maneira rápida e eficaz”.

Corpo de Bombeiros
Trabalhando com um efetivo entre seis e 10 homens, o Corpo de Bombeiros atua tanto na segurança da Oktoberfest quanto no atendimento dos festeiros. Além disso, os bombeiros realizam a verificação diária do sistema preventivo de incêndio.

Polícia Militar
Com um efetivo entre 50 e 80 homens a Polícia Militar marca presença em todos os locais da festa. Além dos pavilhões, os políciais atendem na área externa e arredores da Vila Germânica. Outro aliado é a central de vigilância eletrônica, equipada com 12 câmeras e que auxilia o trabalho de controle dos principais locais do evento. A estrutura conta também com auxílio da cavalaria de Florianópolis e de um helicóptero.

Polícia Civil
Contando com uma delegacia móvel, a Polícia Civil atua auxiliando os festeiros no registros dos flagrantes, termos circunstanciados, encaminhamento de pedidos de inquérito e os boletins de ocorrência.
Ouro serviço útil é o setor de achados e perdidos, onde é possivel reaver objetos extraviados durante a festa.

Para continuar mantendo os baixos índices de ocorrências, a dica das autoridades de segurança é ficar atento a regrinhas simples, mas eficientes.

Dicas de segurança para Oktober:
Não deixar dinheiro visível
Não carregar carteiras ou bolsas na parte de trás
Evite andar sozinho. Se estiver em grupo, não se ausente por muito tempo
Evitar excessos com bebida
Se beber, não dirija!
Divirta-se sem criar tumultos ou problemas
Se vier de carro, procure deixá-lo em um estacionamento credenciado ou em local iluminado, onde tenha fluxo de pessoas
Não deixe objetos visíveis nos veículos
Em caso de emergência, acione o 190

Repórter: Julia Voigt

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário