quarta-feira, 10 de junho de 2009

Luxo ignora crise e ganha mercado na cidade

A crise financeira internacional, que afugentou os consumidores de automóveis em todo o mundo, não foi capaz de afetar as vendas do segmento de luxo em Blumenau. Nas concessionárias da cidade, os negócios vão de venda em popa. As concessionárias repetem, em coro, que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi o fator responsável pelo cenário.

Na DVA, representante das marcas Mercedes Benz e Chrysler em Blumenau, as vendas dos modelos já alcançaram 190 unidades (85 Mercedes e 105 Chrysler) até o início de maio. De acordo com o gerente de vendas da loja, Alexandre Reis, o número foi suficiente para ultrapassar a meta semestral da concessionária. “Superou as expectativas. O que mais contribui com a procura pelos carros foi o alto número de sinistros registrados na enchente e liberação do FGTS”, explica.

Durante os 12 meses de 2008, foram vendidas quase 200 unidades da Mercedes Benz e 400 da Chrysler. Entre os modelos mais procurados na unidade, está o Mercedes C200, de R$ 147 mil, e o AMG esportivo, de R$ 400 mil.

A Breitkopf, concessionária da Audi, também colheu excelentes resultados em 2009. Foram vendidas 33 unidades da marca nos cinco primeiros meses deste ano, contra 30 no mesmo período de 2008. O assistente de marketing da loja, Rafael Sardagna, comemora o crescimento das vendas, já que esperava queda, principalmente por causa da crise que afetou o Brasil. “O crescimento foi sustentado até agora pela redução no IPI e pelo lançamento de novos modelos, que despertaram a curiosidade dos clientes”, acredita.

Nesta terça-feira (9), o presidente da Audi Brasil, Paulo Kakinoff, esteve em Blumenau para lançar o Audi Q5, o novo utilitário esportivo da marca alemã. Em 2008, foram vendidos 73 veículos Audi em Blumenau. Entre os modelos mais procurados estiveram o Audi A3 Sportback e o A4, negociados a partir de R$ 130 mil. E, apesar de custar R$ 405 mil, o Audi Q7 também encontrou compradores em Blumenau.

Fidelidade

A BMW manteve-se no mesmo patamar de 2008, vendendo 35 automóveis novos da marca em Blumenau. “Graças à redução do IPI e reposicionamento de preços do fabricante, não sentimos os efeitos da crise. Mas, também, o perfil do nosso cliente é diferenciado. Eles são fieis à marca”, justifica.

Em 2008, foram mais de 90 unidades novas vendidas pela concessionária de Blumenau. Entre os modelos mais procurados estão o 320i e 120i. Os preços podem variar de R$ 118 mil, nos modelos básicos e até R$ 3 milhões, no caso de automóveis com maior número de itens personalizados, como um Rolls-Royce.

Venda de carros populares também está em alta nas concessionárias de Blumenau

A liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também favoreceram a venda de modelos populares. Entre as duas marcas mais vendidas - Fiat e Volkswagen - o crescimento superou 20% em relação ao cinco primeiros meses do ano passado.

De acordo com o supervisor de vendas da Fiat Valle Barigüi, Marciano da Silva, apenas o crescimento dos oito primeiros dias de junho, em relação ao mesmo período de maio, foi de 22%, com 101 unidades vendidas em pouco mais de uma semana. Desde janeiro, foram 1458 veículos da Fiat vendidos em Blumenau. Os modelos preferidos pelos consumidores foram o Palio e o Uno.

A Tracia vendeu 991 veículos Volkswagen até o início de junho. Apenas em maio, foram 195 veículos vendidos, 21% a mais que em maio de 2008, quando foram negociados 161 automóveis da marca. Gol e Voyage continuam entre as preferências dos clientes da marca alemã na cidade.

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

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