terça-feira, 9 de junho de 2009

Próximos passos para a Furb Federal

Com aprovação do projeto que cria uma universidade gratuita em Blumenau, será preciso garantir recursos no orçamento da União

BLUMENAU - Aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, as emendas ao projeto de lei que autoriza a criação da Furb Federal trouxeram novos rumos para a proposta que pretende disponibilizar ensino superior gratuito no município. Em vez de federalizar a Furb, como previsto na sua elaboração, em 2005, o projeto autoriza o Executivo a criar uma nova universidade federal em Blumenau.

O patrimônio e alunos da Furb, seriam, então, cedidos à instituição federal, que não seria uma extensão da UFSC, como cogitado anteriormente. Demais estruturas da Fundação Universidade Regional de Blumenau permaneceriam em funcionamento.

O projeto, de autoria do então senador Leonel Pavan, será votado ainda na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, em caráter terminativo. Isso significa que, após a aprovação, ele não precisará ser levado à votação no Plenário. A matéria ainda não entrou na pauta das sessões da comissão, que ocorrem às terças-feiras, presididas pelo senador Flávio Arns. A aprovação do projeto agiliza as tratativas caso o Ministério da Educação opte por implantar a proposta.

Apesar de comemorar o avanço da proposta no Senado, representantes do Comitê Furb Federal reconhecem que o projeto é deficiente, devido à indefinição quanto à situação dos servidores da universidade. O comitê defende que técnicos administrativos e professores sejam cedidos à União, como garantido por lei federal, mas continuem vinculados à Fundação Universidade Regional de Blumenau.

– Trabalharíamos para a instituição federal e seríamos remunerados pela União, mas mantendo nossos planos de carreira vinculados à Furb. Aí, com as pessoas saindo do quadro funcional ou se aposentando ao longo dos anos, os novos concursos já preveriam contratação pela União – explica o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes), Túlio Vidor.

Ontem à tarde, servidores e estudantes da Furb participaram de uma caminhada, da universidade até o Teatro Carlos Gomes, pela defesa da Furb Federal. No teatro, ocorreu uma sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 45 anos da Furb. Durante a sessão, a proposta da Furb Federal foi defendida também pela comunidade.

Repórter Rafael Waltrick, no Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário