sexta-feira, 19 de março de 2010

Por que Blumenau merece a Copa Davis ?

Gostei bastante dessa matéria do SANTA de hoje, e divido por aqui com vocês:

Decisão da CBT sobre a sede dos jogos será tomada hoje. Veja o que credencia a cidade

Certamente na hora em que você estiver lendo este texto, os membros da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) já deverão ter definido qual cidade será a sede do confronto entre Brasil e Uruguai, pela 2ª fase da Copa Davis, entre os dias 7 e 9 de maio. Blumenau disputa com São Paulo e Bauru, no interior paulista, o direito de sediar o torneio.

Para receber a competição internacional, os organizadores têm duas ideias. A primeira é montar uma quadra de saibro no interior do Setor 2 da Vila Germânica, com a capacidade de público de até 10 mil pessoas. A segunda, e tida como mais viável, é utilizar o Galegão. O problema da primeira é que o evento concorre com a Texfair. O confronto ocorre 10 dias antes da feira têxtil, que requer duas semanas para montagem. Um cronograma especial para a colocação dos estandes, no entanto, não está descartado. A segunda possibilidade não exige interferência no ginásio e não é nenhuma novidade para a competição. No ano passado, uma estrutura parecida foi montada dentro do Gigantinho, em Porto Alegre, para os duelos entre Brasil e Equador.

O Santa conversou com os envolvidos na disputa para mostrar os pontos positivos que podem dar a vitória a Blumenau. E os negativos, que podem tirar a Davis da cidade.

O torneio
A Copa Davis é a maior competição de seleções do tênis masculino mundial. Começou em 1900 e atualmente é disputada por mais de 130 países. A Espanha, de Rafael Nadal, é a atual bicampeã do Grupo Mundial, a elite, disputada pelos 16 melhores. Abaixo, estão a repescagem e as zonas regionais (Américas, Europa/África e Ásia/Oceania), divididas em grupos. Brasil e Uruguai será por um desses grupos, pelo direito de tentar na repescagem vaga no Grupo Mundial de 2011, onde os brasileiros não chegam desde 2003.

O que atrapalha

Pouca altitude
O diretor-executivo da CBT, Roberto Burigo, alerta que a baixa altitude de Blumenau pesa muito contra a cidade. Ela faz com que o jogo fique mais lento e, consequentemente, prejudica o desempenho dos brasileiros. As concorrentes levam vantagem neste quesito.
– Esse é um pedido do nosso capitão (João Zwetsch), para que o jogo fique mais rápido – comentou, lembrando que os dois títulos de Thomaz Belucci, principal atleta do time brasileiro, foram conquistados na altitude.

Acessos
Com o Aeroporto Quero-Quero desativado para voos comerciais, a única forma das delegações chegaram a Blumenau é através das rodovias BR-470 e SC-470. As duas vias de acesso da cidade não são duplicadas e estão em obras: Viaduto da Mafisa e Trevo do Sesi.

Rede hoteleira
Apesar dos dirigentes da CBT elogiarem a qualidade do atendimento dos hotéis da cidade, a rede hoteleira pode ser encarada como um ponto negativo. A quantidade de leitos é a mesma desde a década de 1980. E vem caindo, com a interdição de algumas unidades.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário