Amanhã, 11, acontece o I Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania
A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos – Abludef, preocupada com a inclusão social de pessoas com deficiência e levando em consideração as particularidades da experiência da deficiência para as mulheres, realizará amanhã, 11 de março de 2010 (quinta-feira), o I Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania.
O seminário que é dirigido especialmente a mulheres com deficiência e seus familiares, tem como objetivo caracterizar as principais políticas públicas para mulheres com deficiência, facilitar o acesso a conhecimentos relacionados às práticas de feminilidade e fornecer informações sobre a saúde da mulher.
Vale lembrar que todos os participantes receberão certificado, e o seminário acontece na sede da Abludef.
Palestrantes:
* Dalva Day - Assistente Social da Abludef, Conselheira Titular do Conselho do Idoso.
* Marivete Gesser – Psicóloga da Abludef, doutoranda em Psicologia (UFSC) e pesquisadora na área de gênero e deficiência física.
* Tânia Regina Moraes - Assistente Social da Abludef , Conselheira Suplente do Conselho Municipal do Idoso
Programação:
8h30: Credenciamento
9h: Abertura
9h às 9h30: Palestra Aloe Vera
9h30 às 12h: Práticas de feminilidade
13h30 às 17h: Palestra - Tema: Políticas públicas para mulheres deficientes: os desafios para a inclusão social. Palestrantes: Dalva Day, Marivete Gesser e Tânia Regina Moraes)
Mais informações sobre a Abludef, e sobre o I Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania, através do telefone (47) 3035-5922 e 3035-5822 ou através do e-mail: abludef@yahoo.com.br . A ONG localiza-se à Rua: Bertha Odebrecht, 63 – bairro Garcia – Blumenau/SC. Também é possível saber mais sobre a entidade através do blog www.dalvaday.blogspot.com
Conheça a Abludef
Breve perfil e histórico
A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) foi fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau, por um grupo de pessoas portadoras de deficiência física. A entidade surgiu em razão da necessidade de estimular a convivência social das pessoas com deficiência física e de prestar auxílio aquelas com baixa renda familiar no acesso à reabilitação. Em 1998, conquistou sua sede própria, adequada ao público alvo, e com isso a entidade se solidificou, prestando serviços diretos e profissionalizados aos beneficiários(as) e suas famílias. Outra conquista importante para a entidade, em sua trajetória, foi é a concessão preferencial (através de lei municipal) para a exploração comercial de um quiosque no terminal de ônibus urbano, resultando numa fonte financeira própria que contribui com a manutenção das ações e da entidade.
Missão/Visão
Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder publico e comunidade, que visem a oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate à discriminação e preconceito das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, residentes no Município de Blumenau e Região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis especificas de proteção e de acesso às políticas públicas.
Área de atuação
Os serviços e atividades são realizados através do Programa “Apoio à Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Física e as suas famílias”, com ações de atendimento e acompanhamento social e psicológico; fisioterapia; grupos sócio-educativos e de socialização; oficinas terapêuticas e ocupacionais; formação escolar; capacitação em informática; preparação e inserção no mercado de trabalho; atendimento médico-domiciliar e transporte das pessoas com maior dificuldade.
Público-alvo
Possui cadastradas 1.820 Pessoas Com Deficiência Física (dez/06), das quais 14,3% são crianças (6.6%) e adolescentes (7,7%); 73,3% adultos e 12,5% idosos, 48,3 % possuem renda familiar até ½ salário mínimo; 91,3% tem como principal limitação física a locomotora; 31,8 % possuem baixa escolaridade (incluindo os analfabetos); 32% não possuem casa própria; 18,5% possuem condições de acesso ruim à residência; 12,3% possuem filhos menores; e 8% estão excluídos do mercado de trabalho formal.
Principais parceiros
Prefeitura de Blumenau (Convênio com o Fundo Municipal de Assistência Social), Universidade Regional de Blumenau (Furb, Curso de Fisioterapia), Secretaria Municipal de Saúde, Celesc (captação de recursos financeiros na comunidade através de faturas de energia elétrica), Secretaria Estadual de Educação/ CEJA – Formação escolar, Instituto Guga Kuertem (apoio para a implantação do projeto social “Oficina Asas Para a Integração”).
* Assessoria de Imprensa Voluntária para a Abludef
Reporter: Louisiana Waleska Day Mtb/01251 JP
quarta-feira, 10 de março de 2010
Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
- Passeios públicos sem conservação afastam cadeirantes
- Abludef participa da 21ª Feira da Amizade de Blumenau
- Nesta quinta-feira, dia 20, tem Seminário de Integração Docente Assistencial no Viena Park Hotel
- Blumenau promove, no dia 20 de maio, Seminário de Integração Docente Assistencial
- Prefeitura promove o 1º Seminário Municipal de Educação Fiscal
- Comissão do Programa de Educação Fiscal busca parcerias para seminário
- Abludef: Comunicado à comunidade
- Seterb participa da primeira reunião do “Núcleo de Familiares e Vítimas de Acidentes de Trânsito” da Abludef
- Abludef completa 22 anos
- Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania
- Eleição da Abludef acontece neste sábado, 06
- Prefeitura realiza mais um Bazar Solidário Itinerante na ABLUDEF nesta terça, 15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!