quarta-feira, 10 de março de 2010

Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania

Amanhã, 11, acontece o I Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania

A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos – Abludef, preocupada com a inclusão social de pessoas com deficiência e levando em consideração as particularidades da experiência da deficiência para as mulheres, realizará amanhã, 11 de março de 2010 (quinta-feira), o I Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania.

O seminário que é dirigido especialmente a mulheres com deficiência e seus familiares, tem como objetivo caracterizar as principais políticas públicas para mulheres com deficiência, facilitar o acesso a conhecimentos relacionados às práticas de feminilidade e fornecer informações sobre a saúde da mulher.

Vale lembrar que todos os participantes receberão certificado, e o seminário acontece na sede da Abludef.

Palestrantes:

* Dalva Day - Assistente Social da Abludef, Conselheira Titular do Conselho do Idoso.

* Marivete Gesser – Psicóloga da Abludef, doutoranda em Psicologia (UFSC) e pesquisadora na área de gênero e deficiência física.

* Tânia Regina Moraes - Assistente Social da Abludef , Conselheira Suplente do Conselho Municipal do Idoso

Programação:

8h30: Credenciamento

9h: Abertura

9h às 9h30: Palestra Aloe Vera

9h30 às 12h: Práticas de feminilidade

13h30 às 17h: Palestra - Tema: Políticas públicas para mulheres deficientes: os desafios para a inclusão social. Palestrantes: Dalva Day, Marivete Gesser e Tânia Regina Moraes)

Mais informações sobre a Abludef, e sobre o I Seminário da Abludef sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania, através do telefone (47) 3035-5922 e 3035-5822 ou através do e-mail: abludef@yahoo.com.br . A ONG localiza-se à Rua: Bertha Odebrecht, 63 – bairro Garcia – Blumenau/SC. Também é possível saber mais sobre a entidade através do blog www.dalvaday.blogspot.com

Conheça a Abludef

Breve perfil e histórico

A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef) foi fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau, por um grupo de pessoas portadoras de deficiência física. A entidade surgiu em razão da necessidade de estimular a convivência social das pessoas com deficiência física e de prestar auxílio aquelas com baixa renda familiar no acesso à reabilitação. Em 1998, conquistou sua sede própria, adequada ao público alvo, e com isso a entidade se solidificou, prestando serviços diretos e profissionalizados aos beneficiários(as) e suas famílias. Outra conquista importante para a entidade, em sua trajetória, foi é a concessão preferencial (através de lei municipal) para a exploração comercial de um quiosque no terminal de ônibus urbano, resultando numa fonte financeira própria que contribui com a manutenção das ações e da entidade.

Missão/Visão

Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder publico e comunidade, que visem a oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate à discriminação e preconceito das Pessoas Portadoras de Deficiência Física, residentes no Município de Blumenau e Região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis especificas de proteção e de acesso às políticas públicas.

Área de atuação

Os serviços e atividades são realizados através do Programa “Apoio à Habilitação, Reabilitação e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Física e as suas famílias”, com ações de atendimento e acompanhamento social e psicológico; fisioterapia; grupos sócio-educativos e de socialização; oficinas terapêuticas e ocupacionais; formação escolar; capacitação em informática; preparação e inserção no mercado de trabalho; atendimento médico-domiciliar e transporte das pessoas com maior dificuldade.

Público-alvo

Possui cadastradas 1.820 Pessoas Com Deficiência Física (dez/06), das quais 14,3% são crianças (6.6%) e adolescentes (7,7%); 73,3% adultos e 12,5% idosos, 48,3 % possuem renda familiar até ½ salário mínimo; 91,3% tem como principal limitação física a locomotora; 31,8 % possuem baixa escolaridade (incluindo os analfabetos); 32% não possuem casa própria; 18,5% possuem condições de acesso ruim à residência; 12,3% possuem filhos menores; e 8% estão excluídos do mercado de trabalho formal.

Principais parceiros

Prefeitura de Blumenau (Convênio com o Fundo Municipal de Assistência Social), Universidade Regional de Blumenau (Furb, Curso de Fisioterapia), Secretaria Municipal de Saúde, Celesc (captação de recursos financeiros na comunidade através de faturas de energia elétrica), Secretaria Estadual de Educação/ CEJA – Formação escolar, Instituto Guga Kuertem (apoio para a implantação do projeto social “Oficina Asas Para a Integração”).

* Assessoria de Imprensa Voluntária para a Abludef
Reporter: Louisiana Waleska Day Mtb/01251 JP

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário