quarta-feira, 8 de julho de 2009

Artigo: Tv por assinatura em Blumenau: A diferença entre NET, Sky e a recém chegada Via Embratel


Como muitos estão em dúvida sobre qual tv por assinatura escolher, já que temos agora mais opções em Blumenau, o artigo abaixo pode ajudar bastante.

O artigo é de autoria de Andrés Joos, sócio proprietário do Site de Blumenau.

A diferença entre NET, Sky e a recém chegada Via Embratel

Não tem como negar que as trés empresas fornecedoras de canais fechados tem diferenças quanto a forma de distribuição.

Inicialmente sabemos que a Net e a Via-Embratel são do mesmo grupo (Telmex - que tem como presidente o mexicano Carlos Slim Helu), enquanto a Sky se juntou anos atrás com a DirectTV. O ponto comum é que as três tem como acionistas a GloboSat.

Mas vamos para as diferenças que existem entre elas:

Sky - Preza pela qualidade do sinal, sempre procurando estar a um passo na frente dos concorrentes em relação a qualidade; enquanto os concorrentes ainda estão colocando o sinal digital, ela esta colocando o sinal HDMI. Ela tem sinal em todo o território brasileiro, e com preços e pacotes voltados para classe A. O grande problema da Sky em relação em Blumenau é que a cidade fica no meio do vale e muitas vezes os morros não possibilitam a qualidade de sinal como eles prometem. Outro problema que a Sky tem em Blumenau e todo o território catarinense e gaúcho, é que eles não podem distribuir sinal da RBS/Globo por questões de espaço no satélite, pois existe varias RBS entre as cidades. O sinal deles é via antena.

Net - Sinal continua sendo analógico em Blumenau. A Net tem o famoso COMBO, que seria a TV, Telefone e Internet, e com preços super em conta, atingindo praticamente todas as classes (A, B, C). Eles não tem tanta qualidade de sinal por ser analógico e também pelo fato do sinal deles ser distribuído via CABO, o que faz com que o sinal vá se perdendo com a distância até a central de distribuição. Outro problema de eles fazerem a distribuição via CABO é que eles não conseguem distribuir o sinal para toda Blumenau, pois para cabear uma área da cidade pode custar milhões para os cofres da NET. Resumidamente: Preço baixo, qualidade não tão boa.

Via Embratel - Poderia se dizer que é a irmã da Net. Iniciou seu trabalho no dia 15 de Fevereiro de 2009, com preços bem baixos, e com sinal digital. O sinal vem via antena e é distribuído em todo território nacional. Ai vem a pergunta: é a melhor então? Já que tem boa qualidade de sinal e preços baixos? Depende do ponto de vista, já que a Via Embratel não tem alguns canais clássicos de TV fechada, como a Warner, HBO entre outros canais clássicos. O que se pode dizer sim é que tem uma programação de canais bem satisfatória. Como a Sky, também não tem a RBS/Globo, mas também não tem os outros canais abertos. Também tem problemas devido aos morros, que pode causar problemas de qualidade de sinal. A GRANDE promessa da Via-Embratel é que final do ano vem Telefone e Internet. É esperar para ver. O que corre nos bastidores das duas empresas seria uma união entre a Via-Embratel e a Net.

Então qual é a melhor? Depende do ponto de vista e do bolso da pessoa. A melhor não existe, tudo depende do que te satisfaz.

Perguntas para o autor desse artigo ? sitedeblumenau@hotmail.com

3 comentários

Anônimo disse...

O autor cometeu um erro gravíssimo ao mencionar que o sinal da "net vá se perdendo com a distância até a central de distribuição" a net possui amplificadores nos postes que permite que o sinal que sai do headend chegue na casa do cliente com a mesma qualidade; se o autor entendesse de tv a cabo saberia disso

At.

Unknown disse...

Estou de mudança para Blumenau e tinha uma enorme dúvida qto o que colocar de TV paga. Esse artigo me esclareceu muito e cá entre nós, com tantos canais a RBS/Globo não irá fazer falta.
Joyce

Slaidel disse...

O testo tem uma falha no trecho:
”Sky - Preza pela qualidade do sinal, sempre procurando estar a um passo na frente dos concorrentes em relação a qualidade; enquanto os concorrentes ainda estão colocando o sinal digital, ela esta colocando o sinal HDMI.”
Sinal HDMI ???
O sinal pode ser:
-Analógico
-Digital
E o Digital pode ser de baixa ou alta definição

HDMI High-Definition Multimedia Interface , é o cabo que conecta áudio e vídeo em Alta Definição (HD) o receptor a TV. Como era o RCA ou o S-video.

O correto seria dizer quer:
”Sky - Preza pela qualidade do sinal, sempre procurando estar a um passo na frente dos concorrentes em relação a qualidade; enquanto os concorrentes ainda estão colocando o sinal digital, ela esta colocando sinal digital de alta definição com conector HDMI.”

E pra ser um artigo esta bem superficial...

Postar um comentário