terça-feira, 16 de março de 2010

Prefeitura trabalha projeto para desenvolver a piscicultura em Blumenau

Diretoria de Agricultura da Sedec cadastra piscicultores, com objetivo de incrementar a produção de alevinos em Blumenau, que conta com 220 produtores de peixe
Blumenau conta atualmente com 190 produtores de piscicultura colonial (para consumo próprio) e 30 comerciais. Diante desses dados, a Prefeitura, por meio da Diretoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e convênio com a Epagri/Cedap trabalha projeto para disponibilizar profissionais e na organização para atender as demandas da área e propor alternativas de modernização da atividade.

O fato de Blumenau ser o terceiro maior produtor de peixe do Estado (atrás somente de Massaranduba e Ituporanga) – reflete a importância do projeto em execução pela Diretoria de Agricultura da Sedec. Na piscicultura colonial a produção atual é de 40 toneladas por ano, em 20 hectares, dos diversos tipos de peixe, dentre os quais – Carpa, Tilápia e Traíra. A meta, segundo Paulo Warmling, engenheiro agrônomo da Epagri, é de chegar no período de 12 meses, a 20 toneladas por hectares.

“Estamos fazendo berçários, com técnicas de criação; o que nos vai possibilitar sustentabilidade, produtividade e qualidade”, enumera Warmling. De acordo com o engenheiro, qualquer piscicultor que não tenha problema de conflito ambiental – pode participar do Programa – dividido em duas etapas: curso de piscicultura (a partir de maio) e numa segunda etapa, elaboração do projeto de produção do produto.

Curiosidades
Blumenau é o terceiro maior produtor de peixes do Estado;
Maior concentração de produtores está na Região das Itoupavas;
Blumenau conta com 220 piscicultores, entre colonial e comercial;
Tipos de peixes produzidos: Carpa, Cascudo, Pacu, Tilápia, Traíra e Trufa;
Maior produção é de Traíra, com 382 toneladas por ano;
Cidade produz no total 456 toneladas (ano) de peixe em 70 hectares.

Propostas do Projeto
Controle de doenças dos peixes em viveiros;
Melhoria da fiscalização sanitária do peixe consumo e/ou transformado;
Levantamentos estatísticos;
Disponibilizar apoio para licenciar a atividade;
Propor sistema de produção;
Assessorar na busca de crédito;
Criação de uma Câmara Setorial da atividade;
Propor cursos de capacitação aos produtores

Repórter: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário