quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Blumenau renovará estado de calamidade pública

Decreto será prorrogado por mais 90 dias

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (DEM), prorrogará o decreto de calamidade pública no município, que vence neste sábado, por mais 90 dias. A prefeitura alega que a cidade ainda convive com problemas de natureza ambiental causados pela enchente de novembro de 2008.

O decreto de calamidade pública permite ao município simplificar alguns procedimentos e adotar outros, que, em situação normal, não teriam amparo legal. A retirada de moradores de áreas de risco, mesmo que contra a vontade destes, é uma das ações que os agentes públicos ficam autorizados a fazer em casos de calamidade provocados por desastres ambientais.

Outra providência assegurada pelo decreto são as desapropriações de áreas particulares que possam ter interesse público, mediante indenização posterior.

Sem licitação

A possibilidade de contratar obras públicas sem licitação, porém, é o dispositivo legal mais estratégico para a ocasião. A prefeitura pode escolher, sem abrir concorrência, as empresas que executarão os trabalhos de reconstrução da cidade, conforme os critérios que forem mais convenientes.

Todas as obras contratadas devem ser executadas em até 180 dias a partir da publicação do decreto, sob pena de serem embargadas e os gestores públicos acionados civil e administrativamente.

De acordo com a procuradora do município, Marli Ziecker Bento, o decreto não permite por si só a dispensa de licitação e as desapropriações, por exemplo. É preciso basear cada medida adotada com fundamentos técnicos e jurídicos que a enquadre no contexto definido pelo decreto.

— As obras contratadas, por exemplo, só podem ser aquelas relacionadas à ocorrência do desastre — explica Marli.

Fonte: clicrbs

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário