Com aumento da passagem para R$ 2,30, não vale a pena usar transporte coletivo para trechos de até 9,7 quilômetros
Andar de carro, além de mais confortável e rápido, vai ficar ainda mais barato que pegar um ônibus em Blumenau. Pelo menos para quem percorre trechos de até 9,7 quilômetros por dia. É a distância que um carro popular roda com R$ 2,30 de gasolina (o equivalente a 0,888 litro, considerado o preço médio praticado hoje em Blumenau), valor da tarifa que começa a vigorar dia 17. Tal distância permite ir do Bairro Itoupava Central, no Norte, ao Distrito do Garcia, no Sul, ou sair da Velha Pequena, no Oeste de Blumenau, e chegar ao Bairro Ponta Aguda, no Leste.
A linha Troncal 10, que transporta 20 mil passageiros por dia, interliga três terminais – Aterro, Fonte Luminosa e Garcia – e tem extensão total de 13,7 quilômetros, de Norte a Sul da cidade. É a mais movimentada do sistema de transporte coletivo. Quem pegar esta linha para ir do Aterro até o Shopping Neumarkt, por exemplo, percorrerá 7,4 quilômetros com R$ 2,30. De carro, o mesmo trajeto custaria R$ 1,70.
O engenheiro de tráfego José Nuno Wendett, professor da Furb, sugere uma revisão dos custos do sistema de transporte coletivo, para identificar o que pode ser eliminado. A isenção de impostos e taxas municipais, estaduais e federais para as empresas de transporte seria uma forma de subsidiar o transporte coletivo, avalia Wendett. O economista Claudio Formagi, da Uniasselvi, concorda com a revisão de custos e questiona o percentual de reajuste aplicado às passagens este ano:
– Se considerarmos que a inflação de 2008 foi de 6% e o dissídio da categoria (cobradores e motoristas) é só no fim do ano, não dá pra entender o aumento de 12%.
Para o ambientalista Nélcio Lindner, o custo da degradação ambiental deveria ser levado em conta pelo motorista antes de decidir tirar o carro da garagem:
– Infelizmente, no entanto, o cidadão não faz esta conta. Por isso não há outra saída: é preciso diminuir o custo do transporte coletivo.
Fonte: Rodrigo Pereira, no Jornal de Santa Catarina
O cálculo
- “Usar” o automóvel é uma coisa, mas “ter” é outra. Não se pode esquecer que, além da gasolina, é preciso colocar óleo, trocar filtros e pneus, pagar seguro e IPVA e ainda revisar o veículo periodicamente.
- A pedido do Santa, o especialista em mecânica automobilística André Loesch calculou o custo anual de um veículo de padrão médio, com cilindrada entre 1.0 e 1.6, e quilometragem entre 30 mil e 60 mil quilômetros. De acordo com Loesch, o custo de manutenção de um veículo nestas condições, desconsiderando o gasto com combustível, gira entre R$ 0,19 e R$ 0,25 por quilômetro rodado. Na conta estão impostos e taxas, seguro, manutenção e consumo de pneu.
Faça você
Confira a fórmula para descobrir a opção de transporte mais barata:
1. Divida o valor da passagem (R$ 2,30) pelo valor do litro da gasolina (R$ 2,59). O resultado é 0,888 litro – quantidade de gasolina que se coloca com o valor de uma passagem.
2. Em seguida, descubra a distância que seu carro percorre com este volume de gasolina. Para isto, multiplique o total de quilômetros que ele costuma fazer com um litro de combustível por 0,888.
3. O resultado do cálculo acima lhe dará a distância que você percorrerá, utilizando o próprio carro, com R$ 2,30 de gasolina. Para percursos superiores a este, o uso do ônibus trará economia.
Fonte: Claudio Formagi, economista da Uniasselvi
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Ir de carro é mais barato
Postado por
Márcio Volkmann
às
11:18
Marcadores: economia, transporte coletivo
technorati: economia, transporte coletivo
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1 comentário
Parabens pela matéria! Pessoas como vc. só vem acrescentar.